Notícias
Concurso da Ebserh
Gabaritos das provas realizadas ontem (16) já estão disponíveis no site da banca organizadora
As provas foram realizadas nos 26 estados e no Distrito Federal, na cidade de escolha do candidato no ato da inscrição
Brasília (DF) – As provas do concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ocorreram sem graves intercorrências no último domingo (16). Os gabaritos preliminares já estão disponíveis para consulta dos candidatos na página da banca organizadora.
Milhares de candidatos realizaram as provas objetivas e discursivas nos 26 estados e no Distrito Federal, concorrendo às 545 vagas para as áreas administrativa, assistencial e médica que serão preenchidas na Administração Central e nos 45 hospitais universitários federais que a estatal administra.
Seguindo o cronograma do certame, os próximos passos são a apresentação de recursos contra os gabaritos preliminares, divulgação do gabarito definitivo e dos resultados nas avaliações discursivas, bem como o período para envio de títulos - que são classificatórios.
Acompanhe na página da banca organizadora.
Concurso
O edital foi publicado em dezembro, com 545 vagas imediatas e cadastro reserva para os 45 hospitais da rede e a administração central. São 198 vagas na área médica, 330 vagas na área assistencial e 17 vagas na área administrativa. Com abrangência nacional, o concurso está dividido em seis macrorregiões, conforme mapa abaixo. A vigência é de um ano, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período.
Os editais também reservam vagas para públicos específicos, conforme critérios definidos por lei. 20% das vagas são para pessoas pretas e pardas (PPP), o que corresponde a 109 vagas, e 3% são para os indígenas, o equivalente a 17 vagas. No caso das pessoas com deficiência, a Ebserh celebrou um acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e aumentou de 5% para 10% a quantidade de vagas reservadas para esse público, que nesse concurso equivale a 55 vagas. No dia 9 de dezembro, a Ebserh realizou o sorteio das vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD), pretas e indígenas referentes ao concurso público nº 01/2024.
Cadastro reserva
O candidato aprovado fora do número de vagas previstas no edital não tem direito subjetivo à nomeação. No entanto, ele pode fazer parte do cadastro reserva, que permite a contratação caso surja uma vaga dentro da validade do concurso. No caso deste certame, os candidatos que estiverem no cadastro reserva, farão parte de uma lista por unidade hospitalar. Caso essa lista acabe, poderão ser convocados os aprovados dentro da mesma macrorregião.
Inscrições
O certame recebeu mais de 546 mil inscrições, cerca de 14% a mais do que o último certame da empresa – realizado em 2023 para cerca de 477 mil inscritos. Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza foram as cidades com os maiores números de inscritos e juntas somam mais de 116 mil concorrentes as vagas que serão ocupadas no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ), no Hospital Universitário Antonio Pedro da Universidade Federal Fluminense (HUAP-UFF), Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-Unirio), no Hospital Universitário de Brasília (HUB), da Universidade de Brasília (UnB) e no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC).
Estreantes
Este é o primeiro concurso da Ebserh que conta com vagas para o Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR) e para o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ) composto pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e Maternidade Escola (ME). Boa Vista (RR) recebeu 12.431 inscrições, enquanto o Rio de Janeiro (RJ) 49.741.
Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh