Notícias
Contrato de objetivos
Ferramentas de gestão impulsionam planejamento, aquisições, transparência e aplicação de 100% do orçamento da Rede Ebserh/MEC
Objetivo do contrato de objetivos é atuar de forma planejada para garantir a manutenção dos serviços das unidades durante todo o ano
Brasília (DF) – O ano de 2021 encerrou com resultados expressivos na parte da execução orçamentária, com aplicação de 100% dos recursos disponibilizados para o funcionamento da Rede Ebserh/MEC. Tal sucesso se deve ao empenho de todos os funcionários e a um instrumento de apoio que também estará presente para a execução de mais de R$ 2,57 bilhões em 2022: o contrato de objetivos.
A ferramenta define, desde o ano anterior, o quando, o quanto e com qual propósito cada recurso será enviado para as unidades, permitindo a integração dos esforços e a realização do que foi planejado para desenvolvimento de diversas ações. A ideia foi concebida e desenvolvida pelo Comando de Operações Terrestres (COTER) do Exército Brasileiro, para o setor que trata diretamente do preparo da Força Terrestre e implementada na Rede Ebserh pela atual gestão, que assumiu em janeiro de 2019.
“Considerando a complexidade e sensibilidade que significa conduzir a Ebserh, a adoção dessa sistemática pela Ebserh qualificou, perfeitamente, as ações de planejamento. Isso permitiu, ao logo dos últimos três anos, uma evolução altamente positiva no relacionamento com as unidades hospitalares integrantes da Rede, para a plena execução orçamentária. Os resultados obtidos nos permitiram validar a estratégia adotada. Apesar de convivermos com dois anos de uma pandemia inimaginável, as contas fecharam com maestria”, avaliou o presidente da Rede Ebserh/MEC, Oswaldo Ferreira
Benefícios
O contrato de objetivo traz vantagens na elaboração de planejamentos objetivos, coerentes com a realidade orçamentária, priorização de ações, antecipação dos atos administrativos, transparência, visão de metas e objetivos e ampliação das ações em Rede.
Isso significa que cada unidade já tem a previsão da descentralização dos recursos no decorrer do ano e já programou sua utilização, de acordo com o que foi priorizado em seus Planos de Aplicação dos Recursos. Na prática, os hospitais já podem dar início e tem orçamento garantido para as aquisições de tudo que foi pactuado, sendo acompanhados por meio dos painéis de indicadores.
O que sãos os painéis?
Outro instrumento de gestão a ser destacado é o Painel Power BI ( Business Intelligence ). Se o contrato de objetivos permite e determina a realização de planejamentos altamente positivos, propiciando condições favoráveis para a execução orçamentária das diversas atividades referentes ao exercício financeiro, a adoção de painéis de controle propicia o acompanhamento e coordenação das ações executivas das unidades gestoras.
Em 2019, a Administração Central da Ebserh adquiriu 2.800 licenças de Power BI, que é uma ferramenta de painéis de análise de dados capaz de ser conectada a diversas fontes de dados. Já em 2019, foram criados diversos painéis de controle da Administração Central, incluindo os que permitem o devido acompanhamento da execução orçamentária-financeira a partir dos dados extraídos do Tesouro Gerencial.
“A ampla utilização dos painéis de controle mostrou-se essencial para o apoio à tomada de decisão pelos gestores da Ebserh. Os dados apresentados de uma forma amigável, atualizados com muita rapidez e segurança, permitem uma visualização adequada da realidade da execução orçamentária das unidades gestoras integrantes da Rede. Conhecida a realidade, fica extremamente mais fácil de ser prestado o devido apoio ou solicitada a devida correção da execução orçamentária. Uma vez que a adequada interação é estabelecida, contando com a prontidão das respostas, transparência das ações e demais benefícios de uma gestão de qualidade superior, os resultados positivos são alcançados”, explicou Oswaldo Ferreira.
Atuação em 2022
Para 2022, o orçamento será utilizado conforme estabelecido pelos contratos de objetivos dos hospitais. Isso significa que cada unidade já tem a previsão da descentralização dos recursos no decorrer do ano e já programou sua utilização, de acordo com o que foi priorizado em seus Planos de Aplicação dos Recursos, sendo acompanhados por meio dos painéis de indicadores.
“É exatamente este o somatório da capacitação e ação profissional dos gestores e da disponibilização e utilização de ferramentas de gestão adequadas que permitiu à Rede Ebserh cumprir com a sua responsabilidade orçamentária, mesmo em um ambiente de muitas dificuldades, decorrentes de um exercício financeiro caracterizado pelo pior momento da pandemia que esteve presente nos 365 dias de 2021. O ano de 2022 não será diferente. Por parte da Administração Central, a consolidação do planejamento de todos os HUFs da rede possibilita estudos de viabilidade para a realização de compras centralizadas, com vistas à obtenção de ganhos de escala e economia para toda a Rede Ebserh”, finalizou Ferreira.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh