Notícias
Cuidado
Especialista de Hospital Ebserh/MEC na Paraíba alerta sobre sinais de doenças reumáticas em crianças e adolescentes
Doenças reumáticas na infância podem causar graves sequelas
João Pessoa (PB)
– Cerca de 25% das doenças reumáticas se iniciam em pessoas com idade abaixo dos 16 anos. O médico reumatologista pediátrico Evaldo Gomes, que atua no Hospital Universitário Lauro Wanderley, chama a atenção aos principais sinais e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, fundamental para evitar sérias complicações caso a doença não seja tratada adequadamente.
Embora seja mais comum em adultos e idosos, crianças e adolescentes também são afetados pelo reumatismo. Os principais sintomas são febre recorrente, quedas e tropeços frequentes, dores, vermelhidão, inchaço e rigidez nas juntas, braços ou pernas, perda de peso e atraso no crescimento e limitação na realização de atividades diárias que toda criança costuma fazer, como brincar e correr.
Segundo Gomes, as doenças reumáticas podem causar graves sequelas se não tratadas corretamente. No entanto, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado garantem uma melhor qualidade de vida. As doenças reumáticas são caracterizadas por comprometer o sistema musculoesquelético, mas podem afetar outros órgãos do corpo, como rins, pulmões, olhos, intestino, pele e até mesmo o coração.
O reumatologista explicou que o tratamento pode ser não-farmacológico. Nesses casos, há indicação de acompanhamento com equipe multiprofissional, como psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. O tratamento também pode ser farmacológico, especialmente para diminuir dores e inflamação.
“Todos esses serviços estão disponíveis no Hospital Universitário Lauro Wanderley. Na unidade, são atendidas cerca de 40 crianças nesse perfil por semana. Pacientes de várias cidades paraibanas são atendidas no ambulatório de pediatria”, explicou o médico.
Atendimento
O HULW atende crianças com doenças reumáticas de todo o Estado e está entre as três unidades de saúde que oferecem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na Paraíba, a especialidade existe apenas no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais do Cristo), em João Pessoa, e no Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande.
Sobre a Rede Ebserh
O HULW faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Saiba mais sobre a Rede Ebserh .
Com informações do HULW-UFPB/Ebserh/MEC