Notícias
Saúde bucal
Especialista da Rede Ebserh/MEC ressalta a importância da odontologia na prevenção e tratamento da Covid-19
Cuidado da saúde bucal é um forte aliado na prevenção e redução de danos causados pelo coronavírus - Foto: Wavebreak Media LTD
Petrolina (PE) – A Odontologia Hospitalar é uma área de atuação recente e que está em crescimento, contemplando procedimentos com foco na prevenção e tratamento de problemas presentes na região interna da boca, levando em conta o contexto terapêutico hospitalar. Isso se dá, inclusive, durante a pandemia de Covid-19. É o que explica a cirurgiã dentista do HU-Univasf/Ebserh/MEC, Andréia Moreira.
Segundo a especialista, a prestação correta dos cuidados odontológicos para pacientes com Covid-19 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é essencial para prevenir a contaminação dos profissionais pelo Sars-Cov-2 e evitar que os próprios usuários desenvolvam pneumonias, entre outras patologias.
“Na UTI, comumente atuamos de forma direta com a aplicação de soluções antimicrobianas visando a redução do biofilme dental para evitar possíveis infecções ou outros problemas associados à falta de higiene bucal correta que é essencial na rotina de internação. Por isso, trabalhamos também capacitando e supervisionando as equipes de enfermagem para que a limpeza da região interna da boca possa ser executada e mantida da maneira adequada”, esclareceu Andréia Moreira.
Quando o assunto é enfrentamento à pandemia de Covid-19, a cavidade oral merece atenção especial por ser uma das principais fontes de contaminação e propagação do vírus. Por isso, o cuidado da saúde bucal se torna um forte aliado na prevenção e redução de danos causados pela doença.
Por estarem interagindo constantemente com os pacientes, tendo contato próximo com a região bucal dos internados, os profissionais de saúde precisam estar habilitados para uma aproximação segura e o manejo adequado durante o processo de higienização bucal das pessoas debilitadas. Por essa razão, durante os meses de junho e julho, as equipes assistenciais do HU passaram por treinamento ministrado pela cirurgiã dentista hospitalar, Andréia Moreira, e pelo técnico de Saúde Bucal, Moisés Moraes.
A capacitação foi destinada sobretudo aos mais de 140 profissionais que atuam nos leitos de UTI-Covid localizada na Policlínica do HU-Univasf/Ebserh/MEC e abordou o papel da Odontologia Hospitalar, o protocolo de higienização bucal beira-leito e o protocolo de higienização do profissional de saúde, entre outros temas.
Sobre a Rede Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2014. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh/MEC atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região em que estão inseridos.
Com informações do HU-Univasf/Ebserh/MEC