Notícias
Investimento
Ebserh/MEC apoiará a implantação e consolidação de centros de pesquisa clínica nos hospitais vinculados
Centros de pesquisa clínica proporcionam o desenvolvimento de projetos que levam à geração de conhecimento e novas tecnologias de saúde
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) irá apoiar a implantação e a consolidação de centros de pesquisa clínica nos hospitais universitários federais vinculados à estatal. O objetivo é disponibilizar uma infraestrutura física e tecnológica básica para o desenvolvimento de pesquisas com seres humanos nas unidades hospitalares da Rede Ebserh, já que elas se configuram como hospitais de ensino, responsáveis pela formação e especialização de alunos na área da saúde, além de terem importante papel em pesquisas clínicas, realizadas pela comunidade acadêmica.
O projeto de investimento nos centros da pesquisa clínica na Rede Ebserh tem a inciativa da Coordenadoria de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde (CGPITS/Depas). De acordo com Giuseppe Gatto, diretor da Depas, os centros de pesquisa clínica têm papel fundamental na disseminação de boas práticas de pesquisa. “Esses centros proporcionam o desenvolvimento de projetos que levam à geração de conhecimento e de novas tecnologias de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou Gatto.
A pesquisa clínica busca investigar temas relacionados ao diagnóstico e tratamento de doenças em seres humanos, visando sua segurança e eficácia, além de realizar estudos epidemiológicos – aqueles relacionados à saúde da população. O Centro de Pesquisa Clínica é um espaço destinado a essa atividade, cuja estrutura física, tecnológica e de pessoal é específica para esse fim. A rotina e condução dos processos assistenciais em um centro de pesquisa clínica são diferentes de um serviço somente assistencial.
O coordenador da CGPITS, Eduardo Coelho, explicou que o objetivo é avançar ainda mais para a consolidação de uma rede cujas unidades hospitalares sejam capazes de fazer pesquisa clínica. “Queremos hospitais de ensino qualificados para realizar não apenas ensaios clínicos, mas também estudos observacionais, que possam gerar evidências relevantes, particularmente para o SUS, assim como potencializar o sistema produtivo de saúde nacional”, finalizou.
Regras em edital
Para ter acesso a esse investimento, os hospitais da Rede Ebserh terão que apresentar propostas de implantação ou consolidação de centros de pesquisa clínica, previstas em edital, publicado na última semana. Nesta primeira edição da iniciativa, os recursos serão disponibilizados para até 20 hospitais da Rede Ebserh que apresentarem propostas de implantação ou consolidação comprometidas com a Política Nacional de Saúde (PNS), com o Programa Ebserh de Pesquisas Clínicas Estratégicas para o Sistema Único de Saúde (Epecsus) e com a Rede Nacional de Pesquisa Clínica do Ministério da Saúde.
As propostas também deverão conter o planejamento de mecanismos de integração das atividades de pesquisa clínica nos hospitais de ensino com o ecossistema de ciência e inovação tecnológica universitário. Outro requisito é o alinhamento com a cadeia de valor e com os objetivos estratégicos da Ebserh. Além disso, as propostas também deverão visar o fortalecimento da pesquisa em Rede, de modo a contribuir para o desenvolvimento de novos centros de pesquisa clínica nos hospitais da Rede.
Saiba mais sobre a Rede Ebserh.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh