Galeria de Imagens
GESTÃO
Ebserh conquista prêmio pelo projeto do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recebeu, nesta sexta-feira (19), o troféu conquistado durante o evento promovido pelo Project Management Institute (PMI) do Distrito Federal (DF), o PMI-DF Summit 2025, para premiar iniciativas na área de gestão de projetos. A estatal foi premiada pelo Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), que obteve a certificação de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).
O aplicativo desenvolvido pela Ebserh e utilizado nos 45 hospitais da Rede tornou-se o primeiro sistema público de gestão hospitalar a receber o selo de excelência. O projeto foi analisado sob cinco aspectos: Implantação (Superação de desafios e execução); Estrutura Atual (Organização e integração da equipe); Ferramentas (Boas práticas e metodologias aplicadas); Resultados (Impactos e benefícios para os stakeholders) e Evolução (Lições aprendidas e oportunidades de melhoria).
“O ecossistema de ciência e inovação faz parte do DNA da Ebserh, o que traz uma responsabilidade enorme. A sociedade brasileira e o Sistema Único de Saúde precisam ser atendidos com uma solução dessa envergadura e esse prêmio é uma espécie de fôlego para continuarmos muito firmes no nosso propósito”, afirmou o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi.
O diretor de Tecnologia da Informação da Ebserh, Giliate Coelho Neto, lembrou das mudanças no AGHU ao longo do tempo e que, atualmente, vivemos a maior delas. “Hoje temos um sistema com o que tem de melhor a nível global em questão de segurança e funcionalidade. É um sistema que vai melhorar a vida dos profissionais de saúde e gestores hospitalares e que reforça os padrões de segurança do AGHU”, explicou.
O diretor de Serviços e Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Antônio Carlos Nunes,lembrou que a certificação avaliou mais de 198 requisitos relacionados à segurança da informação, privacidade, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e outros temas. A RNP foi parceira da Ebserh na iniciativa. “É um orgulho muito grande para a RNP a cooperação que nós temos há mais de uma década com a Ebserh. Esse prêmio valoriza a certificação e traz um impacto positivo direto para a sociedade”, garantiu.
O AGHU
O Aplicativo de Gestão é um sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico gratuito e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é utilizado em todos os hospitais vinculados à Rede Ebserh e proporciona a automatização dos processos administrativos e assistenciais, fornecendo informações e dados em tempo real, além de possibilitar aos pacientes celeridade no atendimento.
A incorporação do AGHU na rede Ebserh se iniciou em 2009, como parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), do Ministério da Educação. Em 2020, a 10ª versão do aplicativo, o AGHUX, incorporou melhorias significativas e, em 2023, a Rede lançou o HU Digital, plataforma de informações e serviços digitais dos pacientes das unidades hospitalares, permitindo que os pacientes acessem seus prontuários, resultados de exames, teleatendimentos e históricos.
PMI-DF Summit
O evento foi desenvolvido a partir do Encontro de Gerenciamento de Projetos (EGP). Em 2025, o PMI-DF Summit teve sua 24ª edição e se propôs a divulgar “conteúdo de alto impacto, experiências imersivas e conexões estratégicas”.
A conferência ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro de 2025 e contou com a presença de 96 palestrantes na programação. A agenda incluiu rodas de discussão, estudos de caso, workshops, além das premiações de Melhores do Ano e palestras.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh