Galeria de Imagens
PARCERIA
Ebserh assina acordo com a Dataprev para entrada na Comunidade AGHU
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinou, nesta segunda-feira (27), um acordo de cooperação técnica que visa a entrada da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) na comunidade do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). Isso significa que a Dataprev auxiliará no desenvolvimento de novas funcionalidades para o sistema, na produção de aprimoramentos e no compartilhamento das melhorias com todas as instituições que fazem ou venham a fazer o uso do AGHU.
Atualmente, 153 instituições parceiras utilizam o AGHU. Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o objetivo é expandir a oferta desse sistema mantendo algumas características fundamentais como a gratuidade e o caráter público.
“O grande legado dessa parceria com a Dataprev é dar uma outra dimensão para o AGHU, tanto do ponto de vista de desenvolvimento quanto no compartilhamento. Quando olhamos para um país que tem 5.570 municípios, percebemos que muito poucos possuem capacidade de implementação de sistemas que possam fazer de fato uma transformação digital na saúde. E a Dataprev como parceira na comunidade do AGHU chega como uma contribuição muito efetiva para o SUS”, afirmou Chioro.
Para o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, se trata se uma oportunidade de aprendizagem, pois a área da saúde possui especificidades muito significativas sobretudo na gestão hospitalar.
“Nós construímos uma capacidade de expansão em tempo real sob demanda que busca apoiar as políticas públicas fundamentais do país. E para a Dataprev, política pública fundamental é política pública social, sendo a saúde um dos pilares centrais. Conseguir participar desse esforço da Ebserh de levar adiante esse sistema de gestão hospitalar, esse sistema com prontuário eletrônico, esse sistema tão fundamental que já tem uma quantidade gigantesca de pessoas envolvidas é algo que nos encanta e queremos começar imediatamente esse trabalho”, disse Assumpção.
Tecnologia
O AGHU é um sistema de gestão hospitalar que conta com 17 módulos, inclusive prontuário eletrônico e telessaúde. É utilizado nos 45 Hospitais Universitários Federais da Ebserh. O sistema conta com mais de 28 milhões de cadastros de pacientes em sua base, 26 milhões de prontuários, 36 milhões de consultas ambulatoriais, 3 milhões de internações, 53 milhões de exames e 840 mil cirurgias, 83 mil usuários, tem cerca de 4 milhões de acessos mensais e funciona localmente, sem necessidade de link de internet.
A ferramenta permite ao profissional de saúde o acesso ao histórico do paciente como exames, laudos e receitas, proporcionando um tratamento mais eficaz, e garantindo um controle de estoque confiável, além de agilizar a liberação de leitos, dentre outros benefícios. Assim como em outras soluções de tecnologia da informação, o AGHU também recebe atualizações contínuas. São aprimoramentos, correções no sistema e a incorporação de novos módulos.
Entre hospitais da Ebserh, secretarias de saúde municipais e federais, fundações e entidades públicas, a Comunidade AGHU é formada por quase 200 membros. Os participantes podem aderir ao aplicativo como utilizadores ou gestores da comunidade, sendo que estes últimos possuem acesso ao código-fonte. É nesta modalidade que a Dataprev será inserida.
Saiba mais sobre o AGHU neste link e, aqui, sobre a comunidade do aplicativo.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh