Notícias
EXPANSÃO
Construção do Hospital da Mulher na Zona Norte de Natal (RN) é tema de reunião
Natal (RN) – A construção do Hospital da Mulher na Zona Norte da cidade foi pauta de uma reunião ocorrida nesta terça-feira, 24. O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, se reuniu com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva.
Segundo Morais, a Ebserh já tem um projeto pronto para a construção do Hospital da Mulher, que precisa ser adequado à nova realidade e solicitou ao gestor municipal celeridade no processo de cessão ou doação do terreno para a construção. “O hospital é uma necessidade da população do Rio Grande do Norte. O atual projeto só pode ser adaptado a partir da cessão ou doação do terreno para a UFRN, onde será construída a unidade hospitalar e consequentemente, repassada para a gestão da Ebserh”, afirma.
Morais lembra que a Zona Norte de Natal tem hoje cerca de 350 mil habitantes, e a unidade hospitalar irá beneficiar não somente a região como também todo Rio Grande do Norte. “O hospital terá cerca de 200 leitos e irá contribuir na qualidade da assistência em saúde da população, além de desafogar as maternidades de nosso estado, em especial a Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc)”, completa.
A construção do Hospital da Mulher será viabilizada por meio de emenda parlamentar da bancada federal do RN, no valor de R$ 40 milhões. Ângela Paiva ressaltou a grandiosidade do projeto e sua importância na inserção social da UFRN. “Um projeto desta envergadura, com apoio dos ministérios da Educação e da Saúde e com emenda parlamentar destinada, nos possibilita condição ímpar de termos cada vez mais inserção social”, disse a reitora completando ainda que “a construção desta unidade representa a expansão da Januário Cicco, que cresce para ser a área materno-infantil de maior atuação em número de leitos, somando as duas unidades”.
O prefeito de Natal se comprometeu em agendar a data da solenidade de assinatura do termo de cessão ou doação do terreno para a próxima sexta-feira, dia 27 de outubro.
Estiveram presentes na reunião, o superintendente da Mejc, Luiz Murillo Britto, o superintendente de infraestrutura da UFRN, Luiz Pedro de Araújo, e a diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da UFRN, Selma Jeronimo.
Sobre a Ebserh
Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Com informações da Mejc-UFRN