Notícias
CONTROLE DE QUALIDADE
Banco de Leite da Maternidade Escola Januário Cicco recebe certificado Ouro
Natal (RN) - O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), em funcionamento desde 1995, foi premiado na “Categoria Ouro de Excelência” pelo Ministério da Saúde. É a 4ª vez consecutiva que a unidade recebe o título.
Considerado referência no Estado, pela Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), o BLH do hospital é responsável pelo controle de qualidade e distribuição do leite materno para cerca de 80% dos recém-nascidos em situação de risco no Rio Grande do Norte.
Todo o credenciamento, avaliação e definição de critérios exigidos para que haja a certificação de excelência dos bancos de leite são coordenados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde, juntamente com a Rede de Banco de Leite.
Escolha e importância
Dentre os inúmeros critérios estão: a qualificação dos profissionais que atuam no banco de leite, os equipamentos indispensáveis e recomendados, a alimentação dos dados estatísticos e o controle dos mesmos, além do funcionamento e disponibilidade do atendimento ao público.
Segundo Ana Zélia Pristo, coordenadora do BLH da instituição, a iniciativa ressalta o trabalho desenvolvido durante todo o ano. “A premiação vem certificar todo o nosso trabalho no cumprimento das exigências definidas pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, mostra que cumprimos todos os padrões e ofertamos um serviço de qualidade”, afirma.
O leite materno é essencial para os recém-nascidos. Além de alimentar, também protege o bebê contra diversas doenças como diarreia, infecções respiratórias, diabetes e até mesmo alergias.
As doações podem ser feitas diretamente no Banco de Leite da MEJC. A instituição ainda disponibiliza a coleta a domicilio para as mulheres que desejam doar, mas não tem como se deslocar até a instituição. Mais informações podem ser obtidas no 0800.721.0078.
Com informações da MEJC