Notícias

Combate à obesidade

Atendimento ambulatorial para cirurgias bariátricas é iniciado no hospital da Rede Ebserh/MEC no Piauí

Objetivo é preparar os pacientes para o procedimento cirúrgico além de impactar positivamente no ensino de residentes dessa especialidade
Publicado em 21/07/2021 15h30
21072021 bariátrica hu-ufpi.jpeg

Novo serviço já conta com equipamentos, corpo clínico e insumos para a realização das cirurgias

Teresina (PI) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviço Hospitalares (Ebserh/MEC), deu início ao Programa de Cirurgia Bariátrica. Inicialmente, o serviço será voltado para acompanhamento multiprofissional com o objetivo de preparar os pacientes para o procedimento cirúrgico. A iniciativa também impactará positivamente no ensino de residentes dessa especialidade.

O atendimento ambulatorial já está sendo realizado para os pacientes encaminhados pela Sistema de Regulação da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse encaminhamento para consultas, exames e procedimentos é feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Teresina a partir de agendamento pela central de marcação de Consultas do SUS.

Segundo o cirurgião bariátrico Gustavo Santos, que está à frente do programa no HU-UFPI/Ebserh/MEC e será o profissional responsável para realizar as cirurgias, o serviço é muito importante para o estado do Piauí. “Há um grande número de pessoas precisando passar por cirurgia bariátrica, porém há pouca disponibilidade do serviço pela rede SUS”, afirmou o médico. 

Para o novo serviço de saúde, o HU-UFPI/Ebserh/MEC já conta com equipamentos, corpo clínico – médicos das especialidades necessárias para o atendimento, psiquiatra, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros – e insumos para a realização das cirurgias. Toda a infraestrutura, pessoal e material médico-hospitalar já faziam parte do HU, sendo necessário apenas atuar na gestão e no planejamento para disponibilizar mais esse serviço sem prejuízo para os atendimentos das demais especialidades cobertas pelo hospital.

Sobre a Ebserh

O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh/MEC atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Com informações do HU-UFPI/Ebserh/MEC