Galeria de Imagens
PARCERIA
Acordo entre Ebserh e Correios aprimora a logística de insumos nos hospitais da estatal no Rio de Janeiro
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinou, nesta terça-feira (18), um contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) voltado ao gerenciamento de almoxarifado nos hospitais geridos pela estatal no Rio de Janeiro. Pelo acordo, os Correios assumem a responsabilidade pelo armazenamento, controle de inventário e distribuição de insumos hospitalares, efetuando entregas semanais nos hospitais de acordo com a demanda das unidades de saúde envolvidas na operação.
Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a celebração do contrato é vista como uma inovação no campo da gestão pública. A parceria permitirá que os hospitais do Rio de Janeiro possam se dedicar ao núcleo principal das suas tarefas: assistência, ensino e produção de conhecimento. “Os hospitais do Rio de Janeiro poderão se empenhar ainda mais ao cuidado das pessoas, à ciência e inovação, uma vez que poderá contar com uma cadeia de logística em que todo centavo que o contribuinte coloca na Administração Pública seja cada vez mais bem utilizado, avaliou Chioro.
Segundo a diretora de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Odete Gialdi, o momento tem muito significado para a Rede Ebserh que, assim como os Correios, possui cultura e tradição próprios, mesmo sendo mais jovem. “A Ebserh está vivendo o desafio de se manter com as características públicas, mas se permitir buscar parcerias que aumentem sua capacidade e eficiência. Por isso, contamos com o apoio, conhecimento e experiência de uma empresa também pública que tem no seu negócio a logística”, afirmou.
“Essa parceria é estratégica e revolucionária para nós. Atuaremos como agente de logística na Rede Ebserh. Começaremos pelo Rio de Janeiro e pretendemos expandir para todo o país. Assim, quem ganha é a população e a administração pública, com economia e eficiência”, concluiu o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
O presidente da Ebserh salientou ser esta uma estratégia que poderá ser replicada em outras unidades da Rede. “Também estamos estendendo as operações para o Hospital Universitário de Roraima (HU-UFRR). A partir dessas duas realidades tão diferentes pretendemos consolidar a expansão dessa estratégia de logística que vai mudar a capacidade de gestão da Ebserh, com o apoio dos Correios”, completou o gestor.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh
Legenda da Foto: Parceria permitirá que os hospitais do Rio de Janeiro possam se dedicar às atividades de assistência, ensino e produção de conhecimento, contando com uma cadeia de logística segura, eficiente e econômica.