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Ações de saúde digital de hospitais da Rede Ebserh auxiliam população durante pandemia

Combate à Covid-19 exige métodos de atendimentos de saúde à distância para evitar contaminação
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Publicado em 14/05/2020 12h45 Atualizado em 21/11/2022 14h59
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Tecnologia tem sido grande aliada em diversas situações em que existe a necessidade do isolamento
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Brasília (DF) – Com a pandemia de Covid-19, as instituições hospitalares têm que se adaptar à nova rotina decorrente da necessidade do isolamento, e a tecnologia tem sido grande aliada em diversas situações. Uma delas é quando a equipe precisa informar aos familiares sobre o estado de saúde do paciente, o que geralmente ocorre de forma presencial, e se torna inviável durante a pandemia. Outro caso é a continuidade do tratamento e há ainda quem necessite de informações sobre o próprio coronavírus. Pensando nisso, hospitais da Rede Ebserh intensificaram suas ações de saúde digital, que incluem telemedicina, teleconsultoria e outras atividades utilizando videochamadas, redes sociais, videoconferência, dentre outras.

Em Belém (PA), o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB-UFPA) criou um mecanismo de boletim médico por videochamada para atualizar os entes mais próximos sobre o estado dos pacientes. Para isso, foi montada uma estrutura para que médico, familiar e um psicólogo da Unidade de Atenção Psicossocial possam ver e ouvir uns aos outros para receber o boletim médico, tal como ocorreria presencialmente. O médico conversa com o familiar, tira dúvidas e o psicólogo presta o apoio presencial.

O Hospital Universitário de São Carlos (HU-UFSCar) disponibiliza aos pacientes a teleconsulta, com orientações e cuidados medicamentosos e não medicamentosos. Com o recurso de videochamada, o profissional também pode analisar fotos de lesões e resultados de exames laboratoriais. Além disso, o canal de comunicação por telefone Alô HU está disponível pelo WhatsApp.

No Hospital das Clínicas do Recife (HC-UFPE), está em operação um equipamento do Núcleo de Telessaúde (Nutes) da universidade que proporciona a discussão de casos clínicos por videoconferência entre a equipe do BloCO VIDa e especialistas de áreas que podem contribuir na análise do quadro dos pacientes internados. A equipe agenda ou inicia uma visita médica enviando o link de acesso para o médico remoto, seja em outros setores do HC ou de qualquer outro local do país e até para especialistas internacionais, utilizando um dispositivo conectado à internet (smartphone, tablet ou computador). Isso permite a comunicação das equipes.

Em Belo Horizonte, o Hospital das Clínicas (HC-UFMG) lançou um chatbot para orientar e informar o cidadão com dúvidas relacionadas à Covid-19 e avaliar o seu estado de saúde. Trata-se do Telecovid-19, uma plataforma digital automática de autoavaliação que foi programada para oferecer um primeiro nível de atendimento ao paciente, classificando-o por prioridade: emergência, urgência, casos moderados ou leves. O chatbot está disponível no site do Centro de Telessaúde do HC e pode ser acessado gratuitamente por pessoas de qualquer parte do mundo. A plataforma funciona por meio da assistente virtual Ana, que ao ser acionada inicia a conversa com perguntas básicas como nome, idade e sexo. Em seguida, o internauta pode escolher esclarecer dúvidas sobre sintomas ou obter informações atualizadas sobre a doença. O HC também criou um hotsite com materiais informativos e educativos sobre a Covid-19. Nele, é possível ter acesso, gratuitamente, a vídeos, infográficos, protocolos, artigos diversos, jogos e aplicativos criados para auxiliar a população.

Médicos da atenção básica e dentistas dos 417 municípios da Bahia também podem contar com a teleconsultoria especializada, com troca de informações entre docentes da Faculdade de Medicina e médicos do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA) para auxílio diagnóstico ou terapêutico de pacientes com doenças crônicas. Para solicitar a teleconsultoria especializada, o profissional deve atuar na Atenção Básica, realizar o cadastro na Plataforma do Telessaúde, descrever a dúvida e selecionar o tipo de teleconsultoria desejada. Mais informações sobre o serviço podem acessar a página do serviço, onde também está publicado o Manual do Solicitante.

Um serviço gratuito de envio de mensagens SMS para a população é oferecido pelo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel). Nesse, são oferecidas orientações personalizadas sobre cuidados em relação ao novo coronavírus. Inicialmente, o SMStopCorona enviará uma mensagem personalizada por dia para cada pessoa cadastrada no serviço, com orientações sobre distanciamento social, higiene, cuidados clínicos, atividade física, lazer e cuidados em relação à ansiedade e depressão. Posteriormente, pretende-se também enviar mensagens específicas aos pacientes com Covid-19 que se encontrarem em isolamento domiciliar.  Para receber as mensagens, o usuário deve fazer seu cadastro online.

Em Niterói (RJ), o Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap-UFF) disponibilizou o HuapFone, um dispositivo de comunicação que promete facilitar o contato entre médicos e pacientes com quadros de saúde mais simples. A ideia é tornar possível alguns tipos de atendimento via webconferência com a utilização de aplicativos de celular. O paciente deve entrar no sistema, inserir seu nome, número de prontuário e telefone. A partir daí, ele indica o serviço e a especialidade médica de que precisa no momento. O pedido é, então, automaticamente redirecionado para os médicos que, por meio das informações recebidas, requisitam ou não o prontuário do paciente. Em seguida, eles decidem por entrar em contato com o paciente imediatamente por videochamada, para orientação rápida, ou aguardar o dia da consulta previamente marcada. Algumas das especialidades são Serviço Social, Neurologia, Psicologia, entre outras.

Em João Pessoa (PB), o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) passou a utilizar as redes sociais. Os pacientes de Reumatologia do hospital podem ter acesso a informações sobre seu tratamento pelo perfil no Instagram da Liga Paraibana de Reumatologia da UFPB. Basta o paciente mandar uma mensagem direta para o perfil @lareuufpb informando seu nome, a doença de que é portador, o nome do médico e a sua dúvida. No próprio perfil, o paciente também encontra os turnos de atendimento dos especialistas. Outra especialidade que oferta serviços pelo Instagram é a Nefrologia, com assistência médica por meio de teletriagem. Enviando mensagem para @lanef.ufpb, é possível renovação de receitas de medicação especial; avaliação de laudos; orientação médica; além de identificação de sinais de alarme que possam conduzir os pacientes para atendimento ambulatorial presencial, para internação hospitalar ou atendimento de urgência. O canal, no entanto, não objetiva realizar diagnóstico, mas auxiliar no direcionamento para a assistência médica necessária.

Já os pacientes com psoríase atendidos no HULW podem tirar dúvidas sobre seu tratamento por uma página no Facebook. Além de orientações gerais sobre a doença, também serão respondidas dúvidas sobre questões do cotidiano, como alimentação, medicação, bem-estar e resultados de exames. É necessário informar o nome completo e a idade do paciente, o nome do médico que o acompanha e o medicamento que está fazendo uso. E por telefone, o ambulatório de Pneumologia acompanha os pacientes, tirando dúvidas e garantndo a emissão das receitas de remédios de uso continuado. O serviço funciona ainda por meio de aplicativo de mensagens. Para facilitar o atendimento, tenha em mãos o nome completo do paciente, o número do prontuário do HULW, a data de retorno para a consulta e os remédios dos quais faz uso.

Veja outras ações de saúde digital da Rede Ebserh.

Atuação da Rede Ebserh

Para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos COEs desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.

Tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Promoveu processo seletivo emergencial com a possibilidade de contratação de aproximadamente 6 mil profissionais temporários para o enfrentamento da pandemia

Também disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de equipamentos de proteção individual.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh com informação dos HUFs

Saúde e Vigilância Sanitária
Tags: telessaúdesaúde digitalteleatendimentotecnologiacovid-19coronovíruspandemiaDistanciamentorede ebserh

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      • Sobre a Transparência
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