Notícias
Renouv
Rede Nacional de Ouvidorias encerra os trabalhos de 2025 com Assembleia Geral
Nesta quarta-feira (03/12), foi realizada a última Assembleia-Geral Ordinária de 2025 da Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv). O encontro reuniu 150 participantes simultâneos e marcou o encerramento das atividades do ano. Na reunião houve o balanço das atividades do ano e a discussão das diretrizes para 2026.
A fala de abertura da Assembleia foi feita pela Ouvidora-Geral da União, Valdirene Paes de Medeiros, que ressaltou a importância da Rede no fortalecimento das ouvidorias públicas, destacou os avanços obtidos ao longo de 2025 e reconheceu o engajamento dos coordenadores e membros das Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho. Valdirene ainda reforçou a necessidade de adoção de uma perspectiva transversal sobre a atividade de ouvidoria e o compromisso da Ouvidoria-Geral da União com o aprimoramento contínuo das ações e políticas voltadas ao atendimento ao cidadão.
Em prosseguimento à pauta, foram apresentados os resultados de 2025: 1) as contribuições das duas Câmaras Técnicas e dos dois grupos de Grupos de Trabalho que estiveram ativos este ano; 2) a realização de dois Seminários Nacionais de Ouvidoria, além dos andamentos do VIII Concurso de Boas Práticas em Ouvidoria; e 3) os números da Renouv.
Em relação ao ano vindouro, a Assembleia aprovou a criação de três novos Grupos de Trabalho: “Perspectiva de gênero, raça, etnia e diversidade em Ouvidorias”; “Gestão de Denúncias em Ouvidorias” e “Uso de Inteligência Artificial por Ouvidorias Públicas”. Também foi aprovada a realização de um Seminário Internacional de Ouvidoria em novembro de 2026, em Brasília. Além da perspectiva internacional, a proposta é contar com um público ampliado, de modo que sejam reunidos até 500 participantes.
Outro tema relevante da assembleia foi a apresentação do projeto de recadastramento total dos membros da Rede, iniciativa que visa atualizar cadastros, melhorar a comunicação e aumentar o engajamento dos membros. Por último, destacou-se que serão elaborados, em 2026, o Planejamento Estratégico (2027-2031) e o Plano Operacional (2027-2028) da Renouv.
A assembleia encerra oficialmente o ciclo de 2025, consolidando assim resultados e estabelecendo as bases para um novo ano de cooperação, inovação e aprimoramento na atuação das ouvidorias em todo o país.