Notícias
OPORTUNIDADES
Ministério do Empreendedorismo lança oficialmente parceria com TikTok e Anajô para impulsionar empreendedorismo e turismo no Vale do Catimbau (PE)
Foto: Beto Neves/ ASCOM MEMP
O Ministério do Empreendedorismo lançou, nesta terça-feira (9), em Brasília, parceria oficial com o TikTok Brasil e o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô para o desenvolvimento de ações estratégicas no Vale do Catimbau (PE). A iniciativa marca a formalização do Protocolo de Intenções entre as instituições e inaugura uma cooperação inédita que une cultura, tecnologia e inclusão produtiva para fortalecer pequenos negócios no território.
Com a presença de empreendedores do Catimbau e de Alagoas, o evento apresentou a primeira etapa do projeto: a criação de um produto digital baseado em escaneamento 3D do Parque Nacional do Catimbau, um dos principais sítios arqueológicos do país. A ferramenta permitirá visitas virtuais com recursos de realidade aumentada, ampliando visibilidade turística, atração de visitantes e novas oportunidades de geração de renda.
A cerimônia contou com a presença de Hirandir João, presidente da Associação dos Condutores de Turismo do Catimbau (Aconturc); da artista local Janeide Barbosa; e da empreendedora Gabriela Macêdo, fundadora da Retaliário. O grupo representou a força criativa, cultural e econômica do território, dialogando com representantes do governo federal, do TikTok e da Anajô sobre próximos passos da parceria.
Além do produto digital, a cooperação prevê capacitações presenciais, participação de influenciadores e ações de fortalecimento da presença digital dos empreendedores, incluindo a ampliação do uso de ferramentas de marketing, produção audiovisual e comercialização online. A agenda dá sequência à primeira entrega, realizada recentemente, quando empreendedores do Catimbau participaram da 9ª edição do Vamos Subir a Serra, em União dos Palmares e Maceió (AL), recebendo formação técnica, produzindo conteúdos e ampliando conexões de mercado.
Para o secretário-executivo do Ministério do Empreendedorismo, Tadeu Alencar, o projeto representa uma mudança estrutural na relação entre território, cultura e oportunidade econômica.
“Hoje damos um passo fundamental para o Projeto Catimbau. Agradecemos nossos parceiros, TikTok Brasil e Anajô, que logo perceberam como o Catimbau é potente, robusto e valioso como instrumento de transformação da realidade daquele território”. Secretário - Executivo, Tadeu Alencar.
“Assinamos esse acordo com a participação de entidades representativas e a presença de empreendedores do próprio Catimbau, como o presidente da Associação dos Guias, uma empreendedora da região e uma artesã que traduz em sua obra a riqueza das inscrições rupestres. Estamos muito felizes com esse avanço: de um lado, um produto digital inédito, baseado em escaneamento 3D do Parque Nacional e que permitirá visitas virtuais em realidade aumentada; de outro, ações concretas de qualificação que já estão transformando a vida de quem participou do Vamos Subir a Serra em Alagoas. É um dia muito importante para o Ministério do Empreendedorismo, para o Projeto Catimbau e para os empreendedores que constroem desenvolvimento com identidade e cultura no sertão pernambucano”, explica o secretário-executivo.
A parceria faz parte das ações do MEMP para transformar o Vale do Catimbau em um polo estratégico de empreendedorismo, turismo sustentável e economia criativa, valorizando patrimônio arqueológico, ancestralidade e economia local. Até 2026, o plano prevê novas iniciativas dedicadas à bioeconomia, capacitação, inovação tecnológica e fortalecimento da economia do território.