Ministério do Empreendedorismo fortalece planejamento estratégico e atualiza metas para ampliar entregas aos empreendedores
Reunião do Comitê de Governança Estratégica aprovou ajustes no Plano Estratégico e estabeleceu novo modelo de monitoramento para garantir mais eficiência nas políticas públicas voltadas aos pequenos negócios

O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) realizou, em Brasília, a 7ª Reunião Ordinária do Comitê de Governança Estratégica (CGE), instância responsável por definir e monitorar o plano estratégico e as diretrizes centrais das iniciativas voltadas ao setor. O objetivo do encontro é garantir que o planejamento interno se traduza em entregas concretas para os mais de 40 milhões de empreendedores brasileiros, entre formais e informais.
Entre as principais decisões, o Comitê aprovou a revisão de metas para que reflitam com precisão a capacidade real de execução do Ministério — medida que amplia a previsibilidade das entregas e fortalece a credibilidade do planejamento institucional.
Programas voltados ao empreendedorismo e à inclusão produtiva receberam novos cronogramas, garantindo mais organização na execução das iniciativas. O Plano de Transformação Digital e de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) passou a contar com metas de 75% de execução para 2026 e 80% para 2027. O encontro também discutiu o modelo de governança para atualização e acompanhamento do Plano Estratégico 2024/2027.

Com foco na melhora no ambiente de negócios, sustentabilidade empresarial, inclusão socioprodutiva e incentivo à compras públicas aos microempreendedores individuais, o ministro Paulo Henrique Pereira reforçou que o plano funciona como instrumento ativo de gestão e como ferramenta para orientar o trabalho das equipes no cotidiano, permitindo ao Ministério responder com mais rapidez às demandas de quem empreende no país.
A reunião reforçou o compromisso do Ministério com uma gestão orientada a resultados, capaz de entregar políticas públicas modernas e eficientes a empreendedores em todas as regiões do país.
Participaram da construção do plano todos os secretários do ministério, além de diretorias, chefias, coordenadorias, gestores e colaboradores do MEMP.