Estatuto da Igualdade Racial completa 16 anos e outras notícias
Confira os destaques do mês de julho

Um dos destaques do período foi a celebração dos 16 anos do Estatuto da Igualdade Racial, marco legal que prevê a garantia de direitos da população negra, quilombola, cigana e de povos e comunidades tradicionais.
As Casas da Igualdade Racial sediaram uma série de atividades abertas ao público durante o mês. Entre elas, a abertura das inscrições para o evento Pade Mowa – Mulheridades Negras, na Casa de Fortaleza (CE). Já em Salvador, foi realizada uma roda de conversa sobre a saúde das mulheres negras e um debate em torno da jornada de trabalho 6x1. Ainda na capital baiana, a Casa recebeu a visita de pesquisadoras de Moçambique e um encontro com secretários escolares de Camaçari para discutir práticas de educação antirracista.
Também seguem abertas as inscrições para a chamada pública Atlânticas – Beatriz Nascimento 2026, voltada ao incentivo da produção científica. Além disso, ainda é possível se inscrever em dois cursos de aperfeiçoamento destinados a lideranças quilombolas e ciganas, iniciativa que busca fortalecer a participação social desses segmentos.