Chamada Pública Atlânticas - Beatriz Nascimento 2026 está com inscrições abertas até 30 de setembro
Programa seleciona mulheres negras para a realização de doutorado ou de projetos de pós-doutorado no exterior

O objetivo da chamada pública é selecionar mulheres negras (pretas e pardas), quilombolas, indígenas e ciganas para a realização de parte de suas pesquisas de doutorado ou de projetos de pós-doutorado no exterior.
>>Acesse a Chamada Pública MCTI/MIR/CNPq/MMULHERES nº 20/2026
As bolsas de pesquisa poderão ser concedidas nas modalidades – Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Júnior (DEJ), Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Sênior (DES) e Pós-Doutorado no Exterior (PDE).
As bolsas concedidas pela chamada apoiarão pesquisadoras em atividades de formação, pesquisa e cooperação científica internacional e deverão ser implementadas entre março de 2027 e dezembro de 2028.