Notícias
EBSERH EM AÇÃO | MAIOR DA HISTÓRIA
Mutirão “Dia E” de sábado (13) realizou 614 atendimentos no HUPAA-Ufal reduzindo filas do SUS
Ação visa a redução da fila de espera do SUS em todo o Brasil
Maceió (AL) – Meta mais uma vez ultrapassada! A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde realizaram, neste sábado (13), o maior mutirão de exames e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. No terceiro “Dia E: Ebserh em Ação” de 2025, foram 54.068 consultas, cirurgias, exames e procedimentos especializados em um único dia nos hospitais universitários federais. O HUPAA-Ufal realizou 614 atendimentos, sendo 441 exames, 120 consultas, 52 cirurgias/pequenas cirurgias e um procedimento de DIU.
Camila Cristina da Silva Melo é mãe de Raphael Samuel Calado, 5 anos, que passou por cirurgia de fimose durante o mutirão. Ela relatou alívio após um ano de espera por uma solução definitiva. Segundo ela, o filho chegou a realizar exames e seguir tratamento com pomada, mas o problema persistiu. “A gente tentou de tudo e nada resolveu. Agora respiro aliviada, porque esse mutirão trouxe a solução que a gente esperava há tanto tempo”, afirmou a mãe.
Representando a Superintendência do HUPAA-Ufal, Elisângela Sousa, afirmou que o balanço das três edições do Mutirão Dia E, realizados em 2025, apresentou um saldo positivo. "Com esses mutirões, tivemos um mês a mais de cirurgias e de atendimentos de exames de imagem e de laboratório. Isso contabiliza mais de 300 cirurgias feitas nas três edições deste ano e mais de 800 exames de imagem para a população que mais precisa”, revelou.
Mobilização nacional
Os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh ampliaram a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que quase 5 mil profissionais da saúde e residentes da Ebserh atuaram no mutirão. “É determinação do presidente Lula: ele sempre tem nos ensinado a cuidar das pessoas, e reduzir o tempo de espera delas para fazer uma cirurgia, por exemplo, é parte deste compromisso”.
Padilha considerou este o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS). “Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participaram de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde.
Segundo Arthur Chioro, presidente da estatal, “foi mais uma oportunidade de garantia de acesso às pessoas que esperam há muito tempo nas filas e, ao mesmo tempo, de aprimoramento dos nossos estudantes e profissionais, afinal de contas, somos hospitais universitários e temos compromisso com o SUS e com o ensino”.
Ebserh em Ação
A mobilização faz parte do Ebserh em Ação, iniciativa nacional que integra o Agora Tem Especialistas, programa do Governo Federal que tem ampliado a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. Nas duas edições anteriores do “Dia E” – em julho e setembro -, foram realizados 46.754 atendimentos. Com esta de dezembro, a estatal ultrapassou, assim, a marca de 100 mil procedimentos nos três mutirões.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Danielle Campos e Suzana Gonçalves
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh