Informe 11
Como solicitar lançamento de captações em projetos que ainda não tiveram liberação de recursos?
Avançando no processo de transformação digital noticiado em janeiro deste ano (https://www.gov.br/ancine/pt-br/assuntos/noticias/ancine-avanca-no-processo-de-transformacao-digital), informamos que foi concluída a digitalização do serviço de Solicitação de lançamento de captações para projetos sem liberação de recursos.
O pedido de lançamento de captação pela proponente está previsto no artigo 26 da Instrução Normativa nº 158/2021 e se refere a captação de recursos incentivados via artigos 1º e 1ºA da Lei 8.685/93 e art.18 e 25 da Lei 8.313/91.
Para o projeto estar apto a solicitar o lançamento das captações, por meio desse serviço, ele deve:
- Ter sido aprovado para captação de recursos;
- Não ter ocorrido ainda a 1ª Liberação de recursos de fomento indireto (Leis de Incentivo);
- Ter captações depositadas em conta de captação referentes aos artigos 1º/1ºA da Lei 8.685/93 e/ou art.18/25 da Lei 8.313/91 ainda não comunicadas e lançadas no sistema SALIC/ANCINE.
Documentos obrigatórios para a solicitação, conforme captação realizada:
- Extrato da conta de captação com o depósito identificado;
- Recibo de captação - art.1ºA;
- Recibos de subscrição de Certificados de Investimento Audiovisual - art. 1º;
- Recibos referentes aos art.18 e 25 da Lei 8.313/91 não são obrigatórios, desde que o extrato indique depósito identificado com informações obrigatórias do CNPJ ou CPF e tipo de depósito (doação ou patrocínio).
Passo a passo para a solicitação
A solicitação de lançamento de captação deve ser iniciada pelo CUP - Cadastro Único de Projetos, e não mais pelo Protocolo Digital:
1º) Acessar o projeto em questão pelo CUP;
2º) Entrar no objeto financiável do projeto e em “SALIC/SANFOM Associados", clicar no botão + Criar Solicitação do SALIC que pretende solicitar o lançamento.
3º) Selecionar a opção “lançamento de captações para projetos sem liberação de recursos” e clicar em salvar.

- lançamento de captações para projetos sem liberação de recursos
4º) Na sequência, à semelhança do que já ocorre nos demais tipos de solicitação à disposição dos usuários dos serviços do fomento da Agência, o CUP vai automaticamente redirecionar o proponente para o Portal de Serviços da Ancine no Gov.br, para o preenchimento do formulário de cancelamento e upload dos documentos comprobatórios.
5º) Na plataforma Gov.br, para entrar no formulário de solicitação de cancelamento de projetos aprovados e sem liberação, clicar em Atender:

- atender
6º) Para preenchimento do formulário você deve seguir 4 passos para cada captação efetivada: (a) selecionar o artigo no qual a captação ocorreu; (b) inserir o valor captado (c) anexar recibo de captação e extrato da conta de captação e (d) clicar em Enviar.

- enviar
Dúvidas sobre este serviço e sobre o preenchimento do formulário devem ser dirigidas à Coordenação de Enquadramento e Aprovação (CEA/SFO), pelo e-mail aprovacao.sfo@ancine.gov.br.
