18.5 Quais são os principais cuidados que devo ter ao preparar a RP (Relação de Pagamentos) pré-preenchida?
Publicado em
10/06/2025 13h24
A versão da RP gerada pelo STR, embora pré-preenchida, pode não estar completa ou pode precisar de ajustes. Você terá a responsabilidade de complementar ou corrigir essa planilha de RP após baixá-la do STR. Alguns exemplos de informações que frequentemente precisam ser adicionadas ou corrigidas manualmente são:
- O Item Orçamentário ("II.a. ITEM ORÇAM."), que pode estar em branco se não foi classificado no BB Gestão Ágil;
- As informações do Credor ("II.b. CREDOR") e CPF/CNPJ ("II.c. CPF / CNPJ"), especialmente se o documento foi classificado de forma genérica no BB Gestão Ágil;
- A Data de Emissão do documento fiscal ("II.h. DATA DE EMISSÃO"), se houve algum problema no registro original no BB Gestão Ágil;
- Dados de documentos fiscais que não foram declarados na plataforma BB Gestão Ágil para um determinado débito;
- Detalhamento de despesas agregadas, onde um único débito na conta pode corresponder a vários documentos fiscais que precisam ser listados em linhas separadas na RP;
- Correções na atribuição de rubricas orçamentárias, principalmente em casos em que um débito ou documento fiscal se relaciona a mais de uma rubrica, exigindo a criação de linhas adicionais na RP para dividir o valor e atribuir as rubricas corretas.