Notícias
INSTITUCIONAL
MPO fala sobre transformação organizacional no BPM Day 2024, maior evento global sobre Gestão de Processos de Negócios
O coordenador-geral de Gestão Estratégica do Ministério do Planejamento e Orçamento, Ricardo de Assis Teixeira, e o coordenador-geral de Avaliação de Efetividade da Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos, Leonardo Mello, participaram, no dia 13 de novembro, do BPM Day, considerado o maior evento global sobre Gestão de Processos de Negócios (BPM - Business Process Management). Realizado no auditório Juscelino Kubitscheck da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, o encontro reuniu especialistas de diversas áreas para discutir tendências e boas práticas envolvendo a implantação de BPM em organizações públicas e privadas e apresentar casos práticos.
A palestra “BPM apoiando o desafio de dar escala à avaliação de políticas públicas no Governo Federal” foi apresentada por Teixeira e Mello, em colaboração com o diretor do Instituto Publix, João Paulo Mota. Eles destacaram os avanços e desafios do Ministério na implementação de práticas de BPM voltadas à melhoria da eficiência administrativa e entrega de valor à sociedade.
Estudo de caso na SMA: a MAPP
Como exemplo de sucesso, foi apresentado o mapeamento do processo de implementação da Metodologia de Avaliação Padronizada de Políticas Públicas (MAPP), da SMA/MPO. Nesse estudo de caso os três especialistas demonstraram o uso da gestão de processos de negócio como disciplina gerencial, de forma a ampliar a escala das avaliações de políticas públicas e fomentar a cultura de autoavaliação no governo.
No diagnóstico do processo, verificou-se que as avaliações ex ante e ex post demandavam esforços sobressalentes em consultoria, que resultavam em alto consumo em horas de trabalho e em análises morosas de resultado. Após o mapeamento do processo, foi possível padronizar o fluxo e prepará-lo para a automação. A adoção de uma avaliação descentralizada e de um sistema automatizado permitirá o emprego de critérios objetivos e a realização de mais autoavaliações em menor tempo e com menor esforço.
Ao final da apresentação, o MPO firmou parcerias com outros órgãos da administração pública, como o Ministério Público Federal, a Advocacia-Geral da União e a Secretaria de Administração de Goiás, para disseminar o conhecimento adquirido e compartilhar experiências, a fim de que outros casos de sucesso possam surgir, com o apoio do uso de ferramentas como o mapeamento e a automação de processos estratégicos nas instituições.
“É uma fantástica iniciativa na qual o Instituto Publix, em parceria com o Ministério do Planejamento e Orçamento e também a ABPMP, consegue enxergar um conjunto de experiências que estão dando certo, de gestão de processos no País, e, de alguma forma, gerar memória e compartilhamento sobre isso; como é que a gente pode aprender com os outros a também melhorar tudo o que a gente faz dentro das organizações”, disse Mota.
Desde a sua criação, o BPM Day, organizado pela ABPMP Brasil (Associação de Profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio) já reuniu mais de 40 mil participantes em todo o mundo, consolidando-se como referência para gestores e organizações que buscam excelência operacional.