O Prêmio Seaid Antônio Sabino: Iniciativas Transformadoras para a Sustentabilidade Ambiental e Climática, da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid), nasceu como forma de contribuir na disseminação e replicação de boas iniciativas entre proponentes que buscam financiamento externo.
“Celebrar ações transformadoras que geraram impacto real na vida das pessoas. Mais que competição: reconhecimento e inspiração para todo o setor público".
O prêmio irá reconhecer uma ação específica, com começo, meio e fim, que integra um Projeto ou Programa mais amplo. Pode ser um produto, componente ou subcomponente do Projeto, ou ainda ser uma parte de um produto. Para concorrer, a iniciativa precisa:
- Ter um título claro;
- Apresentar ao menos um indicador mensurável; e
- Mostrar resultados concretos, medidos com base no(s) indicador(es)
Dentro da Categoria única Iniciativas Transformadoras com Impacto Ambiental e Climático, os seguintes temas podem ser abordados:
- Conservação, proteção e recuperação da biodiversidade, ecossistemas e biomas
- Prevenção e controle do desmatamento e incêndios florestais
- Proteção, conservação e uso sustentável de recursos hídricos e marinhos
- Gestão e destinação adequada de resíduos
- Prevenção e controle de poluição
- Mitigação das emissões de gases de efeito estufa
- Adaptação às mudanças climáticas
Requisitos de admissibilidade das iniciativas inscritas, conforme novo edital
- Iniciativas que integrem Programas ou Projetos aprovados, constantes da base de dados do Sistema de Gestão de Financiamento Externo (SIGS) e/ou do Portal de Financiamento Externo (PFE), cuja aprovação tenha sido dada pela SEAID, por meio de resolução ou recomendação, nas esferas federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal (incluídos municípios e consórcios intermunicipais);
- Iniciativas cujo formulário de candidatura tenha sido devidamente preenchido, contendo todas as informações obrigatórias solicitadas. Parágrafo único. Formulários entregues de forma incompleta implicam a desclassificação da candidatura a que se refiram.
- Ressalta-se que não será admitida a inscrição do Programa ou Projeto em sua totalidade, mas apenas da ação específica que tenha gerado resultado claro e mensurável.
Conheça Antônio Sabino
Antônio Sabino da Costa Filho é natural de Mossoró-RN. Servidor público desde 1982, sua trajetória profissional é marcada por dedicação, espírito público e compromisso permanente com o interesse coletivo. Com 38 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de tecnologia da informação (TI) voltados à gestão eletrônica de documentos e processos de financiamento externo para projetos do setor público, Antônio Sabino consolidou-se como servidor de referência.
Sua atuação tem contribuído significativamente para o fortalecimento do trabalho realizado pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid) e impactado positivamente nossos parceiros institucionais. Tecnólogo em Gestão de Sistemas de Informação, com formação complementar em Microsoft Access e em Elaboração, Análise e Gerenciamento de Projetos, iniciou sua trajetória na então Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN) em 1987, como Assistente do Serviço de Acompanhamento de Projetos e Negociação da Coordenadoria de Projetos Financeiros.
Foi responsável pelo desenvolvimento do primeiro sistema de apoio à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) – o Sistema de Acompanhamento de Projetos Multilaterais e Bilaterais (Sispro). Posteriormente, participou do desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento Integrado (SIGS), criado em 2013, e do Painel Cofiex, ferramenta de transparência lançada em 2019. Atualmente, exerce a função de Chefe da Divisão de Sistemas e Dados, integra a equipe de desenvolvimento do Portal de Financiamento Externo (PFE), instituído em 2024, e atua na elaboração do novo Painel Cofiex.
Ao homenagear um exemplo de profissionalismo, ética e humanidade, cujo legado enobrece a missão do serviço público, o 1º Prêmio Seaid Antônio Sabino busca inspirar o reconhecimento e a candidatura de iniciativas que, de forma semelhante, gerem impactos positivos e duradouros na sociedade.
Quem pode participar?
Podem se inscrever membros das equipes envolvidas na execução de iniciativas financiadas com apoio internacional de:
- Estados, municípios, empresas públicas estaduais ou consórcios de municípios responsáveis pela iniciativa;
- Entidades financeiras nacionais, como bancos regionais e fundos de desenvolvimento, em parceria com os beneficiários finais;
- Ministérios e empresas públicas federais em parceria com entes subnacionais.
As iniciativas precisam cumprir os seguintes requisitos:
- Integrar projetos aprovados pela COFIEX e cadastrados na plataforma SIGS da SEAID;
- A iniciativa deve estar com pelo menos 90% de execução físico-financeira, ou a iniciativa deve ter sido concluída até o início do período de inscrição
- As inscrições devem ser completas, com todos os dados e documentos solicitados no formulário de inscrição.
- Estarem alinhadas à temática de sustentabilidade ambiental e climática descrita no edital.
Processo de Avaliação em três fases:
- 1ª Fase – Triagem de Conformidade – Comissão Avaliadora SEAID;
- 2ª Fase - Seleção de Finalistas – Comissão Avaliadora SEAID
- 3ª Fase - Escolha dos Vencedores – Votação dos servidores da SEAID + membros convidados da COFIEX.
Critérios de Avaliação
As propostas serão avaliadas com base em três grandes critérios:
- Critério A (40%) – Resultado Entregue (Eficácia): Verifica se a iniciativa atingiu (ou superou) seus objetivos e resultados esperados, com base em medição por indicadores referentes a iniciativa.
- Critério B (40%) – Impacto Percebido (Efetividade): Avalia se foi gerado impacto positivo para a sociedade, com base em dados fornecidos pelo candidato.
- Critério C (20%) – Inspiração e Modelo (Replicabilidade): Avalia se a iniciativa pode ser reaplicada em outros contextos, se a ideia pode ser disseminada.
Cronograma
| Ação | Data |
| Lançamento do edital | 10/10/2025 |
| Divulgação da alteração de requisito de admissibilidade das iniciativas inscritas | 14/11/2025 |
| Período de Inscrições | Até 7 de dezembro de 2025 |
| Avaliação e seleção de finalistas | Até o dia 16/01/2026 |
| Divulgação dos finalistas | Até o dia 21/01/2026 |
| Votação | 21/01/2026 a 30/01/2026 |
Evento de premiação em Brasília | 04/02/2026 |
Projetos Premiados
Finalistas (até cinco iniciativas): Selo de reconhecimento "Projeto Finalista – Prêmio Antônio Sabino 2025"
Vencedores (até três iniciativas): Placa de reconhecimento + Selo "Projeto Vencedor – Prêmio Antônio Sabino 2025"
A cerimônia de premiação acontecerá em Brasília no dia 4 de fevereiro de 2026. Os finalistas do prêmio serão convidados a realizar a apresentação da iniciativa durante o evento de premiação, com a oportunidade de compartilhar as experiências vividas com outros mutuários. O evento será transmitido em formato webinário com link divulgado previamente aqui na página oficial do prêmio.
Contato
Informações, dúvidas ou questionamentos sobre o prêmio: premioseaid@planejamento.gov.br