Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Criado em 1970, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, que "tem por finalidade principal executar, no âmbito nacional, as normas que regulam a propriedade industrial, tendo em vista a sua função social, econômica, jurídica e técnica, bem como pronunciar-se quanto à conveniência de assinatura, ratificação e denúncia de convenções, tratados, convênios e acordos sobre propriedade industrial", nos termos do art. 2º da Lei nº 5.648, de 11 de dezembro de 1970.

Entre os serviços prestados pelo Instituto, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Em síntese, o registro de ativos de propriedade intelectual constitui a razão de ser do INPI.

Na economia do conhecimento, tais direitos se convertem em diferenciais competitivos, estimulando o constante surgimento de novas identidades e soluções técnicas. Conhecimento, informação e transparência, de fato, compõem a cadeia de valores que conduzem o cidadão à participação social plena e ao exercício de seus direitos.

Consultas Públicas sobre Marcas

Consultas Públicas sobre Patentes

Consultas Públicas sobre Indicações Geográficas

Consultas Públicas sobre Programas de Computador

Visitar página do órgão

Consultas Públicas

INPI
Portaria Normativa - atualização do normativo das especificações do pedido de patentes
Área: Ciência, Tecnologia, Inovação e...
Início: 20/04/2023 Fim: 18/06/2023 Encerrada
INPI
CONSULTA PÚBLICA – SELOS BRASILEIROS DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS
Área: Ciência, Tecnologia, Inovação e...
Início: 03/08/2021 Fim: 02/09/2021 Encerrada
INPI
CONSULTA PÚBLICA – MARCAS DE POSIÇÃO
Área: Ciência, Tecnologia, Inovação e...
Início: 13/04/2021 Fim: 12/06/2021 Encerrada

Ver todas Consultas Públicas >