E-BOOK

Ministério das Mulheres lança E-book e Painel Interativo com diretrizes da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Publicações apresentam os resultados dos 15 eixos temáticos debatidos em 2025 e são frutos de um amplo processo de democracia participativa

Publicado em 13/04/2026 12:54Modificado em 11/05/2026 16:40
Compartilhe:
WhatsApp Image 2026-04-13 at 13.47.01.jpeg

Em 2025, o Ministério das Mulheres reuniu especialistas, sociedade civil e autoridades na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, o evento foi capaz de debater pautas sobre políticas públicas de igualdade de gênero.

A partir desse debate, a pasta das Mulheres construiu o e-book Síntese Analítica das Propostas e Resultados. O documento é fruto da consolidação feita pelo Ministério das Mulheres, Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Com foco em gestoras e gestores públicos, movimentos sociais e de mulheres, bem como pesquisadoras e pesquisadores e sociedade civil, a síntese tem como objetivo fornecer subsídios estruturados para a formulação, monitoramento e avaliação de políticas voltadas para as mulheres em todo o Brasil.

Navegação intuitiva

Com lançamento simultâneo ao e-book, o Ministério apresenta, também, a plataforma interativa em Power BI. A ferramenta foi desenhada para facilitar o acesso de usuários interessados nos dados que embasaram a construção do e-book. A disponibilização de dados de forma intuitiva fortalece o controle social e o monitoramento da implementação das políticas propostas.

Com a plataforma, o usuário poderá navegar pelos 15 eixos temáticos com apenas alguns cliques. Além de região e estado, é possível também que a busca seja feita a partir de um tema de interesse. Com essa facilidade, o acesso aos dados pode ser feito por qualquer pessoa, de forma efetiva e visual.

Democracia participativa

Para a construção do e-book, o Ministério das Mulheres optou pela democracia participativa. Para que o documento fosse capaz de traduzir a realidade dos diversos territórios do Brasil, os dados foram coletados em conferências nas três esferas de governo.

Durante as conferências, mulheres urbanas, rurais, negras, indígenas, quilombolas, LBT+, jovens, idosas e com deficiência contribuíram para a o diagnóstico das necessidades.

A consolidação foi organizada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com o apoio técnico da Fiocruz e subsídios da TDS Company para análise de dados.

Acesse o documento na íntegra.

Acesse a Plataforma.

Categorias
Comunicações e Transparência Pública
Compartilhe: