Notícias
COP30
Pré-COP: 2º Encontro da Articulação Nacional Mulheres e Clima será nesta quarta-feira (15)
O Ministério das Mulheres promove, nesta quarta-feira, 15 de outubro, em Brasília (DF), o 2º Encontro da Articulação Nacional Mulheres e Clima. A iniciativa, que integra o Plano de Ações Integradas Mulheres e Clima, mobiliza gestoras públicas, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e especialistas de todas as regiões do país para ampliar a presença das mulheres nas discussões e decisões sobre o enfrentamento à crise climática.
O evento será realizado no auditório do Bloco K da Esplanada dos Ministérios, das 8h30 às 17h. A programação da manhã é aberta ao público e contará com a mesa de abertura, com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, seguida de uma mesa de formação temática “Mulheres e Clima”.
No período da tarde, a atividade será fechada para discussão em grupos temáticos, com o objetivo de aprofundar as propostas e estratégias da Articulação Nacional para a construção de políticas públicas com perspectiva de gênero e justiça climática.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo formulário disponível em: bit.ly/articulaçãomm.
O encontro dá continuidade ao processo de diálogo e mobilização rumo à 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025, reforçando o protagonismo das mulheres na defesa da sustentabilidade, da justiça climática e dos direitos humanos.
“As mulheres estão na linha de frente da resistência, da proteção da natureza e da reconstrução dos territórios afetados pelas mudanças climáticas. O Ministério das Mulheres atua para garantir que suas vozes sejam ouvidas e suas experiências reconhecidas como parte fundamental das soluções que o Brasil apresentará ao mundo na COP30”, afirma a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.
Plano de Ações Integradas
O 1º Encontro da Articulação Nacional Mulheres e Clima foi realizado em 10 de setembro de 2025, na mesma data do lançamento do Plano de Ações Integradas Mulheres e Clima.
O plano reúne dez ações estratégicas para garantir que a igualdade de gênero esteja no centro da ação climática. A iniciativa está alinhada à 5ª Carta da Presidência da COP30, publicada em setembro de 2025, que reforça a centralidade da justiça climática com perspectiva de gênero no processo preparatório da conferência da ONU sobre mudanças climáticas. A agenda também foi incluída nos debates da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em cumprimento a uma das metas do Plano.
Serviço:
2º Encontro da Articulação Nacional Mulheres e Clima
Data: 15 de outubro de 2025, às 8h30
Endereço: Auditório do Bloco K, Esplanada dos Ministérios
Mais informações para a imprensa:
E-mail: imprensa@mulheres.gov.br
Tel.: (61) 2027-3676