Ministério do Empreendedorismo alinha estratégias com servidores e colaboradores em reunião de integração
Encontro reforçou a importância da construção de políticas efetivas para os empreendedores; agenda contou com a apresentação do novo secretário de Inclusão Socioprodutiva, Artesanato e MEI

O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) realizou, na segunda-feira (15), em Brasília, uma reunião de integração com servidores e colaboradores do órgão. O convite partiu do ministro Paulo Pereira, que convocou as equipes para o Auditório Celso Furtado, na Esplanada dos Ministérios, Bloco K. A pauta incluiu a apresentação do novo corpo técnico e o alinhamento das prioridades da pasta.
O ministro Paulo Pereira abriu o encontro com uma fala que definiu o tom do trabalho: reconheceu a experiência dos servidores e assumiu o compromisso de promover um trabalho integrado com o corpo técnico. Segundo ele, "o propósito do MEMP é colocar o Estado em favor do empreendedor, e esse caminho só existe quando cada área funciona como um conjunto".
O encontro também marcou o anúncio da chegada de Danilo Cabral, ex-deputado federal e ex-secretário de Estado de Pernambuco, que exerce, a partir de agora, o cargo de Secretário Nacional da Secretaria Nacional de Inclusão Socioprodutiva, Artesanato e Microempreendedor Individual (Sisam). Em sua apresentação ao time, ele situou o tamanho do desafio. "As micro e pequenas empresas são responsáveis por mais de 90% dos negócios no Brasil, por mais de 70% dos empregos formais e por cerca de 30% do PIB. Transformar o empreendedorismo em política de Estado é o que define o papel da pasta", afirmou.

Na ocasião, o corpo técnico do Ministério foi apresentado ao novo time de secretários, composto por Tiago Nicácio, secretário-executivo, que ressaltou a colaboração mútua entre as assessorias como papel agregador na continuidade dos trabalhos do Ministério; Tatiana Vasconcellos, secretária-executiva adjunta, que apontou à equipe a agenda de empreendedorismo feminino como foco para reduzir desigualdades estruturais no acesso ao crédito; e Maurício Juvenal, secretário nacional de Ambiente de Negócios, que reforçou o compromisso da secretaria com a desburocratização e a simplificação para modernizar processos administrativos, com entrega de resultados para os mais de 25 milhões de brasileiros que trabalham por conta própria.