MEMP recebe estudantes da FGV Brasília para debate sobre empreendedorismo e mercado de trabalho

Na manhã de quarta-feira (10/06), o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) abriu as portas de seu auditório, em Brasília, para estudantes dos cursos de Administração da FGV juntamente com a professora Aline Souza, em atividade que colocou política pública em diálogo direto com formação universitária.

Publicado em 11/06/2026 15:52Modificado há 20 horas
Compartilhe:
Imagem de divulgação
Foto: Gabrielly / ASCOM MEMP

O MEMP integra à sua agenda o diálogo com instituições de ensino como parte do debate sobre políticas públicas voltadas ao empreendedorismo. Foi nesse contexto que recebeu, na quarta-feira (10/06), alunos de Administração Empresarial e Administração Pública da FGV Brasília (EPPG) para aula externa com especialistas e autoridades do Ministério.

A programação teve início com o consultor jurídico Lucas Menezes. Ele apresentou as competências institucionais do órgão e destacou o papel do Ministério no fortalecimento do artesanato e das cooperativas como ferramentas de inclusão produtiva e geração de renda.

Em seguida, Marcel Fukayama, fundador da Din4mo e responsável por introduzir o Sistema B no Brasil, conduziu reflexão sobre o papel das empresas na sociedade. A partir da própria trajetória, mostrou como modelos de negócios podem ir além da geração de lucro e produzir impacto social. Citou a Natura como exemplo brasileiro de empresa que une desempenho econômico e compromisso socioambiental.

Na sequência, o ministro Paulo Pereira apresentou um panorama sobre a realidade dos microempreendedores individuais, das pequenas empresas e dos trabalhadores informais no Brasil. Com dados concretos, propôs reflexões sobre formalização do trabalho, transformações na pirâmide etária da população e impactos dessas mudanças sobre a sustentabilidade da previdência social. O debate avançou ainda sobre o papel da mulher no mercado de trabalho e os desafios de conciliar carreira e responsabilidades familiares, temas que geraram perguntas e intervenções dos alunos.

O encerramento ficou por conta do consultor jurídico adjunto Mathews Carvalho, que apresentou casos práticos e caminhos jurídicos para a regularização de atividades informais.

Categorias
Empresa, Indústria e Comércio
Compartilhe: