Notícias
MIR inaugura Casa da Igualdade Racial em Salvador na próxima terça-feira (2)
O Ministério da Igualdade Racial, em parceria com o governo da Bahia, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), inaugura na próxima terça-feira (2), no Pelourinho, em Salvador, primeira unidade da Casa da Igualdade Racial do estado.
A ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros, ressalta que a inauguração é mais um capítulo que reafirma a importância histórica e política da Bahia na agenda de lutas por igualdade racial no Brasil. “A Casa da Igualdade Racial chega na Bahia no momento em que o Governo do Brasil reforça seus cuidados para garantir que direitos, cidadania e acesso a bens públicos sejam patrimônios assegurados para a população negra, bem como o enfrentamento às violências raciais e de gênero, fortalecimento da autonomia, proteção da memória negra e o bem viver. O Ministério da Igualdade Racial seguirá firme na consolidação de políticas públicas de combate às desigualdades por todo esse país”, coloca.
O equipamento irá atender vítimas de racismo a partir de uma política de acolhimento e articulação da rede de direitos, além de fomentar iniciativas negras e antirracistas do estado.
A cerimônia de inauguração contará com as presenças da ministra Rachel Barros; do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; da secretária estadual da Sepromi, Ângela Guimarães e de autoridades, lideranças políticas e religiosas, artistas e ativistas do movimento negro baiano.
Capital brasileira com maior proporção de pessoas negras segundo o IBGE – 83,2% da população – Salvador é a quarta cidade a receber o equipamento, que já está em funcionamento no Rio de Janeiro (RJ), em Fortaleza (CE) e em Pelotas (RS).
A Casa da Igualdade Racial também é um espaço aberto para a ocupação de movimentos, coletivos e associações comprometidas com a agenda antirracista na Bahia.
Serviço:
O que: Inauguração da Casa da Igualdade Racial da Bahia
Quando: Terça-feira (2), às 9h.
Onde: Rua João de Deus, nº 12, Pelourinho, Salvador/BA
Atendimento à imprensa: 2 de junho (terça-feira), logo após a inauguração
Contato: Juliana Romão (81) 9 9739-3366 (Ministério da Igualdade Racial)
Veículos de comunicação e jornalistas interessados, podem fazer seu credenciamento pelo email imprensa@igualdaderacial.gov.br