Notícias
Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Erê Dendê
- Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foram prorrogadas as inscrições para o Prêmio Nacional de Afroliteratura Infantojuvenil "Erê Dendê". Autores interessados agora têm até o dia 8 de maio para inscrever suas obras. A premiação, promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), tem como objetivo reconhecer obras infantojuvenis que promovam, valorizem e preservem as tradições, os saberes e a diversidade cultural dos povos e comunidades tradicionais de terreiro e de matriz africana.
O edital prevê a seleção de dez obras de todo o país, cada uma premiada com R$ 20 mil. Nove vencedores serão escolhidos por um júri oficial, formado por uma comissão especializada, e a décima obra será definida por votação popular on-line, aberta ao público.
A iniciativa está alinhada ao Decreto nº 12.278, de 29 de novembro de 2024, que institui a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana. Além de fomentar a literatura infantojuvenil afrocentrada, o prêmio busca ampliar a visibilidade e o reconhecimento das narrativas desses povos no cenário literário brasileiro.