Notícias
MIR participa de agendas pelo Dia Nacional da Visibilidade Trans
Foto: MIR/Thaylyson Lwys
No dia 29 de janeiro é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Em alusão à data, o Ministério da Igualdade Racial (MIR) participou de agendas voltadas ao fortalecimento da comunidade trans.
O secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), Clédisson Júnior, participou do II Fórum Nacional de Transmasculinidades Negras e Periféricas do Brasil, realizado na Câmara dos Deputados. O evento foi organizado pela Liga Transmasculina João W. Nery, em parceria com a Marsha Trans Brasil.
Também participaram da atividade, a coordenadora-geral de Atenção à Saúde da População Negra do Ministério da Saúde, Rosimery dos Santos, e a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Symmy Larrat.
Na ocasião, o secretário Clédisson Júnior em nome do MIR participou do lançamento do Dossiê Nacional de Transmasculinidades Negras e Periféricas por Justiça Reprodutiva, Equidade Racial e Direitos Humanos e destacou a importância da iniciativa. “Ao dar visibilidade às experiências de homens trans e transmasculinos negros e periféricos, o dossiê evidencia como o racismo estrutural, a transfobia e as desigualdades territoriais limitam o acesso a direitos básicos”, afirmou.
Outra agenda ocorreu na sede do MDHC, durante o Evento Comemorativo ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. A ação foi organizada pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, em parceria com os Ministérios da Igualdade Racial, Saúde; Cultura; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Mulheres, além da Secretaria de Comunicação (SECOM); Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) e ONU Mulheres.