Notícias
Inscrições para intercâmbio no Panamá pelo Caminhos Amefricanos entram na reta final
Foto: Divulgação
Entram na reta final as inscrições para a edição Panamá do edital do Programa Caminhos Amefricanos: Intercâmbios Sul-Sul, iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O prazo para envio das candidaturas se encerra no próximo domingo, 8 de fevereiro, às 17h, pelo horário oficial de Brasília.
>>Clique para conferir o edital
A edição Panamá é o primeiro destino internacional do certame e oferece 50 vagas para docentes da educação básica de instituições públicas de ensino, que se autodeclarem pessoas pretas, pardas ou quilombolas. O intercâmbio terá duração de até 15 dias e está previsto para ocorrer a partir de maio de 2026.
Durante a experiência formativa, as(os) participantes irão desenvolver atividades junto à Universidad de Panamá, incluindo a participação em evento científico, além de visitas guiadas a escolas, museus e locais históricos, promovendo a troca de conhecimentos sobre educação, história e combate ao racismo em perspectiva internacional.
>>Clique aqui para realizar a inscrição
O MIR é responsável pelo financiamento do intercâmbio, com a concessão de passagens aéreas, seguro saúde e diárias, enquanto a Capes conduz o processo seletivo. As ações do programa estão alinhadas ao Estatuto da Igualdade Racial, à Lei nº 10.639/2003 e a acordos internacionais de enfrentamento ao racismo.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma da Capes. As demais edições do programa, Angola e México, voltadas a estudantes de licenciatura, contam com prazos distintos e terão inscrições abertas até o final de fevereiro.