Notícias
PIBID
Chamada pública selecionará comissão para o Avalia Pibid
A CAPES/MEC abriu chamada pública para seleção dos coordenadores e coordenadores adjuntos dos seis grupos temáticos e do grupo transversal de formação docente da Avaliação dos Projetos Institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Avalia Pibid). As indicações devem ser feitas até 30 de janeiro, conforme consta no Edital nº 1/2026, publicado na segunda-feira, 19 de janeiro.
A seleção é voltada a instituições de ensino superior (IES) que possuam projeto institucional do Pibid vigente, tenham participado de pelo menos três edições do programa e tenham ao menos dez subprojetos ativos. Também podem participar entidades científicas e acadêmicas de âmbito nacional com atuação na área de educação, ensino ou na formação de professores. A CAPES/MEC receberá as indicações pelo e-mail avalia.pibid@capes.gov.br, bem como a manifestação de aceite dos indicados até 9 de fevereiro.
Caberá aos coordenadores conduzir e supervisionar tecnicamente as atividades dos grupos e de seus avaliadores, conduzir as análises avaliativas, assegurar a harmonização dos procedimentos e pareceres dos consultores, zelar pela qualidade técnica dos pareceres e registros apresentados, além de consolidar o resultado da avaliação. Será preciso participar de reuniões sistemáticas promovidas pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES/MEC (DEB).
Lançada um mês após a criação da avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), a chamada assegura a participação da comunidade acadêmico-científica.
A Avalia Pibid tem como objetivos aferir a qualidade dos projetos institucionais, subsidiar decisões sobre permanência, aprimoramento e fomento, promover uma cultura avaliativa orientada ao aperfeiçoamento contínuo e valorizar experiências institucionais consistentes e transformadoras na formação inicial de professores. Os quesitos a serem observados serão:
- desenvolvimento do projeto;
- formação discente e produção intelectual;
- institucionalização e relação com as redes de ensino.
A estrutura da Avalia Pibid é composta por seis Grupos Temáticos (Pedagogia; Ciências Humanas; Ciências Naturais e Exatas; Linguagens; Equidade; e Interdisciplinar) e por um Grupo Transversal de Formação Docente, responsável pela avaliação global dos Projetos Institucionais. Os coordenadores desses grupos irão compor uma Comissão Coordenadora da Avaliação, que supervisionará e consolidará os trabalhos.
Nesse primeiro ciclo, o trabalho abarcará a avaliação de 290 projetos institucionais vigentes. A iniciativa reforça a institucionalidade do Pibid e sua perspectiva de continuidade ao permitir maior previsibilidade no planejamento do Programa.
O Pibid oferece aos estudantes dos cursos de licenciatura a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, de modo a participarem ativamente do desenvolvimento de projetos de ensino-aprendizagem que enriquecem a sua formação para o magistério.
