Avalia Pibid - Avaliação dos Projetos Institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid é uma ação da CAPES/MEC voltada à formação inicial de professores, que promove a inserção de estudantes de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica, fortalecendo a articulação entre teoria e prática e contribuindo para a qualificação da docência. O Pibid é executado por meio de projetos institucionais coordenados por professores de Instituições de Ensino Superior localizadas em todo o território brasileiro. A sua avaliação reforça a institucionalidade do Programa e sua perspectiva de continuidade, ao permitir maior previsibilidade no seu planejamento. A Avalia Pibid contribui para minimizar riscos de descontinuidade na concessão de bolsas nos períodos de transição entre chamadas de seleção das IES.
A Avaliação dos Projetos Institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Avalia Pibid) possui os seguintes objetivos:
I - aferir a qualidade dos Projetos Institucionais, considerando a coerência com as normas, princípios e objetivos do Programa, bem como as contribuições para o fortalecimento da formação dos licenciandos;
II - subsidiar a tomada de decisão quanto à permanência, ao aprimoramento, ao fomento e à indução de práticas que fortaleçam os Projetos Institucionais do Pibid;
III - promover o desenvolvimento de uma cultura avaliativa voltada ao aperfeiçoamento contínuo dos Projetos e ao fortalecimento institucional da iniciação à docência nos cursos de licenciatura; e
IV - valorizar experiências institucionais que evidenciem práticas consistentes e transformadoras na formação inicial de professores para a educação básica.
Histórico
A Avalia Pibid contempla, aproximadamente, 80 mil bolsistas e 290 instituições. O Pibid oferece aos estudantes dos cursos de licenciatura a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, de modo a participarem ativamente do desenvolvimento de projetos de ensino-aprendizagem que enriquecem a sua formação para o magistério.
O programa contribui para o fortalecimento da formação de professores em nível de graduação e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. Os projetos são elaborados e implementados por instituições de ensino superior, em articulação com as secretarias estaduais e municipais de educação, e desenvolvidos pelos licenciandos, sob supervisão e orientação de professores das escolas e das universidades.
Modalidade de bolsa e benefícios
A Avalia Pibid tem como objetivos aferir a qualidade dos projetos institucionais, subsidiar decisões sobre permanência, aprimoramento e fomento, promover uma cultura avaliativa orientada ao aperfeiçoamento contínuo e valorizar experiências institucionais consistentes e transformadoras na formação inicial de professores. Os quesitos a serem observados são:
- desenvolvimento do projeto;
- formação discente e produção intelectual;
- institucionalização e relação com as redes de ensino.
A estrutura da Avalia Pibid é composta por seis Grupos Temáticos (Pedagogia; Ciências Humanas; Ciências Naturais e Exatas; Linguagens; Equidade; e Interdisciplinar), por um Grupo Transversal de Formação Docente, responsável pela avaliação global dos Projetos Institucionais, e por uma Comissão Coordenadora da Avaliação, que supervisionará e consolidará os trabalhos.
A avaliação será bienal, dividida em quatro semestres. No primeiro, ocorrerão a designação e a qualificação dos coordenadores e a avaliação referente ao ciclo anterior; no segundo, inicia-se a coleta de informações do ciclo em curso; no terceiro, são discutidas e aprimoradas as diretrizes para o ciclo seguinte; e, no quarto, ocorre a consolidação dos dados e a publicação das novas diretrizes.
Eligibilidade
-
Ofício Circular nº 1/2026-DEB/CAPES
-
Formulário de indicação de candidatos.
Calendário
- As instituições e entidades indicadas nos Incisos I e II do item 2.1 ficam convidadas a apresentar, até 30 de janeiro de 2026, indicação de 1 (um) nome de docente para cada um dos 06 (seis) Grupos Temáticos e para o Grupo Transversal de Formação Docente.
- Os indicados deverão atender aos critérios dispostos nos arts. 19 e 20 da Portaria CAPES nº 357, de 15 de dezembro de 2025.
- As indicações deverão ser enviadas por e-mail para o endereço: avalia.pibid@capes.gov.br, conforme instruções constantes no Anexo I.
- As informações prestadas pelas IES e entidades são de responsabilidade das mesmas e serão aceitas como verdadeiras, salvo prova em contrário.
- Os indicados serão notificados pela DEB via ofício, e aqueles que aceitarem a indicação Edital 1/2026 Chamada Pública (2753034) SEI 23038.000009/2026-36 / pg. 1 deverão encaminhar para o endereço: avalia.pibid@capes.gov.br, até o dia 09 de fevereiro de 2026, o seguinte: I - manifestação de aceite da indicação para a função de coordenador (Anexo III); II - link do currículo Lattes atualizado.
Contato
Editais
Edital nº 01/2026 - Chamada pública de seleção dos coordenadores, coordenadores adjuntos dos grupos temáticos e do grupo transversal de formação docente, no âmbito Avalia Pibid
| Publicação na WEB | Nome do documento |
|---|---|
| 19/01/2026 | Edital nº 01/2026 - formato, pdf, 102kb |