Notícias

GESTÃO

CAPES recebe presidente de Fórum de Pró-Reitores

Reunião integra agenda de aproximação da comunidade da pós-graduação, parte da carta de intenções publicada por Cláudia Toledo
Publicado em 30/04/2021 21h14 Atualizado em 30/04/2021 21h15

Cláudia Queda de Toledo e Carlos Henrique de Carvalho, presidente da CAPES e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), respectivamente, reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 30 de abril, por videoconferência. Com participação maciça de integrantes do Fórum, o encontro é parte da agenda de aproximação da comunidade da pós-graduação citada na Carta de Intenções publicada pela titular da Fundação ao assumir o cargo.

A conversa englobou vários temas. Entre eles estão o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), já que 2020 marcou o último ano do iniciado em 2011, bem como metas de aperfeiçoamento qualitativo do sistema avaliativo, algo em evidência por causa da Avaliação Quadrienal. Também foram debatidas a desburocratização da prestação de contas e Análises de Propostas de Cursos Novos (APCNs).

Após o encontro, a presidente reiterou a intenção da CAPES de manter os trabalhos do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) a partir do diálogo permanente com as instituições que o apoiam, como é o caso do Foprop. “Os pró-reitores de pesquisa e pós-graduação são elementos fundamentais para o SNPG e, portanto, para a CAPES. Manter conversas com o Fórum significa trabalhar pelo avanço da ciência brasileira”, ressaltou Cláudia Toledo.

Carlos Henrique de Carvalho destacou a importância da CAPES em se manter aberta ao diálogo. “Considero que a reunião foi muito proveitosa e esclarecedora, em todos os aspectos. Já repassei a informação para as regionais e segmentos”, disse. “Nos próximos dias entrarei em contato com a senhora para agendar uma reunião em Brasília”, continuou.

Toda a atual gestão do Foprop estava no encontro. A equipe conta com representações em todo o território nacional e em instituições públicas, privadas e comunitárias.

Sobre o Fórum
Criado em 1985, o Fórum Nacional de Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) reúne pró-reitores de universidades federais, estaduais, comunitárias e privadas onde as instituições de ensino superior estabelecem debates voltados à pesquisa e à pós-graduação.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES