Programa CAPES – Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA

Publicado em 28/12/2018 13h29 Atualizado em 19/04/2021 13h24

Aviso! A Pandemia do Coronavírus-19 continua a impactar e alterar a vida das sociedades , nomeadamente a vida acadêmica (universidades) e o ensino superior. O início da Vacinação em muitos países é ainda recente e a nova cepa do vírus tem vindo a complicar o cenário a nível mundial. Assim sendo, a CAPES informa que aqueles editais que fizeram seleção de bolsistas ao longo de 2020 deverão ter a implementação das bolsas avaliadas constantemente, considerando as medidas sanitárias e as políticas de mobilidade adotadas nos países – destino dos bolsistas/pesquisadores, podendo ter o cronograma previsto em edital alterado. Ressaltamos, contudo, a firme disposição da CAPES em manter os seus programas , salvaguardando a saúde dos bolsistas e a ciência brasileira.

 
O programa é realizado pela CAPES em cooperação com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil – Comissão Fulbright.

Tipo de programa

Bolsa Individual

Objetivo

O Programa CAPES - Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA tem como objetivos:
a) Formar recursos humanos de alto nível nos EUA, como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pela pós-graduação no Brasil, para candidatos com excelente desempenho acadêmico, e com propostas de pesquisa que não possam ser realizadas total ou parcialmente no Brasil.
b) Fomentar a formação de líderes que possam contribuir significativamente para a pesquisa no Brasil e no mundo nas áreas relacionadas ao Programa.
c) Fortalecer as áreas de conhecimento em consolidação no Brasil.
d) Ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior.
e) Ampliar o acesso de pesquisadores(as) brasileiros(as) a universidades de excelência dos EUA.
f) Proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.

Itens Financiáveis 

Benefícios custeados pela CAPES:

Nos três primeiros anos do doutorado, o bolsista receberá os seguintes benefícios:

  • Taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo Programa à Universidade anfitriã.
  • Estipêndio mensal variável, conforme o campus e de acordo com os valores estabelecidos pelo Departamento de Estado dos EUA para bolsistas de intercâmbio em dedicação exclusiva. A bolsa será paga diretamente ao bolsista, exclusivamente nos meses de efetiva permanência nos EUA e por no máximo 36 meses. 
  • Seguro saúde para o bolsista, conforme o disposto no Termo Outorga e Aceite de Bolsa (Anexo II) do presente edital.
  • Passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, em classe econômica para o bolsista e passagem de volta será concedida desde que o bolsista conclua o doutorado dentro do prazo de seis anos.
  • Auxílio instalação.

A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado que deve ocorrer até o sexto ano, a Universidade anfitriã assumirá todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, estipêndios mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista. 

Benefícios custeados pela Fulbright:

  • Participação no seminário de orientação pré-partida no Brasil
  • Isenção da taxa do Visto J-1

Duração de bolsa 

  • Até 6 (seis) anos, condicionada à aprovação do relatório anual de atividades do bolsista.

Inscrição

  • As inscrições serão gratuitas e admitidas, exclusivamente, pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição na seção “Links disponíveis” na presente página. Deverão ser seguidos as orientações estabelecidas e os prazos definidos no Edital.
  • A CAPES e a Comissão Fulbright não se responsabilizarão por inscrição não concretizada em decorrência de problemas técnicos, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

Links disponíveis

Contato

 

Editais

Edital nº 05/2021 

Edital nº 08/2020