Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC) – CAPES- DFG
Tipo de programa
Projeto Conjunto de Pesquisa
Objetivo
O Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC) – CAPES-DFG visa aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e alemães; aprofundar a cooperação entre pesquisadores e educadores de instituições de pesquisa e ensino superior no Brasil e seus pares na Alemanha; contribuir para a mobilidade de professores, pesquisadores e estudantes de pós- graduação entre as universidades alemãs e as instituições de ensino superior brasileiras; apoiar projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a instituições de ensino superior e/ou pesquisa; incentivar a criação de redes de pesquisa.
Itens Financiáveis
- Missões de Trabalho
- Recursos para Manutenção de Projetos;
- Fórum Bianual no Brasil;
- Bolsas no Exterior: Doutorado Sanduíche
Duração dos Projetos:
- Até 4 anos
Inscrição
- As propostas de projetos conjuntos deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil e na Alemanha. NO BRASIL, as inscrições serão feitas junto à Capes pelo proponente a coordenador brasileiro. NA ALEMANHA, as inscrições serão feitas junto à DFG, pelo proponente a coordenador alemão. Propostas que forem apresentadas somente a uma das agências serão indeferidas.
- As inscrições serão gratuitas e admitidas, exclusivamente, pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição na seção “Links disponíveis” na presente página.
- Ao formulário de inscrição deverá ser anexada eletronicamente, a documentação obrigatória discriminada nos subitens do item 8. Os documentos deverão ser gerados em formato “PDF”, limitando-se a 5 MB (cinco megabytes) e incluídos obrigatoriamente, no ato do preenchimento da inscrição na internet. Recomenda-se evitar o uso de figuras, de fotografias, de gráficos ou de outros que comprometam a capacidade do arquivo, pois documento que exceda o limite de 5 MB não será recebido pelo guichê eletrônico da CAPES.
- A CAPES não se responsabilizará por inscrição não concretizada em decorrência de problemas técnicos, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
Calendário
- Data-limite para solicitação do proponente para cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira, caso esta não esteja cadastrada no Sistema de Inscrições da CAPES. Até o dia 08 de abril de 2026.
- Prazo para envio de dúvidas e questionamentos a respeito do Edital. Até o dia 10 de abril de 2026.
- Inscrição das propostas, incluindo preenchimento do formulário de inscrição de projetos online e envio da documentação obrigatória. Até às 17h do dia 15 de abril de 2026 (horário oficial de Brasília).
- Publicação da relação das inscrições recebidas. Até 15 (quinze) dias úteis após o encerramento das inscrições.
- Análise das propostas. Até 30 de novembro de 2026.
- Interposição do recurso administrativo nas etapas de análise das propostas. Em até 3 (três) dias úteis após a comunicação realizada pela CAPES.
- Divulgação do resultado. Até 30 de novembro de 2026.
- Início das atividades dos projetos. A partir de janeiro de 2027.
- Início da indicação das bolsas. A partir de abril de cada ano.
Links disponíveis
https://inscricao.capes.gov.br/
Contato
Editais
Edital nº 21/2025
| Publicação na WEB | Nome do documento |
|---|---|
| 30/12/2019 | Resultado Final - Edital nº 39/2018 - Programa Iniciativa de Pesquisa Colaborativa - PIPC - CAPES - DFG |
| 29/11/2018 | Edital nº 39/2018 - Programa Iniciativa de Pesquisa Colaborativa - PIPC - CAPES - DFG |