Notícias
Ao todo 22 obras estão selecionadas para festivais na América Latina e Europa
Oito festivais internacionais recebem filmes brasileiros com o apoio da ANCINE
Durante o mês de abril, a ANCINE vai apoiar a participação de 22 obras em 8 eventos cinematográficos internacionais. A ajuda é oferecida por meio do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais , que concede auxílios diversos dependendo da classificação de cada evento. Os festivais que receberão os filmes brasileiros são Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires (BAFICI) , Festival de Santa Maria da Feira (Portugal) , IndieLisboa , Buenos Aires Lab (BAL), Visions du Réel (Suíça), F estival de Málaga (Espanha) e Art of the Real (EUA).
Um dos mais importantes da América Latina, o Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires conta com quatro filmes em categorias competitivas: “Inferninho” de Gustavo Parente e Pedro Diógenes; “As Boas Maneiras” de Juliana Rojas; “Azougue Nazaré” de Tiago de Macedo; “Os dias sem Tereza” de Thiago Taves Sombreiro. A 20ª edição do BAFICI acontece entre os dias 11 a 26 de abril. Já o Buenos Aires Lab, uma ação que faz parte do BAFICI, vai receber também um bom número de filmes com apoio da ANCINE: “Livramento” de Lillah Halla, “Mekukradja” de Simone Giovine e “Los Silencios” de Beatriz Seigner, “A pista de dança”, de Leonardo Mouramateus e “Temporada”, de André de Novais Oliveira.
O Programa de Apoio da ANCINE também viabilizou a participação em festivais europeus como os portugueses Santa Maria da Feira e Indie Lisboa. As produções “Fala Comigo” de Felipe Sholl, “Travessia” de João Gabriel e “Maria”, de Elen Linth Marques Dantas participam em Santa Maria da Feira. Enquanto “Vando Vulgo Vedita”, de Leonardo Mouramateus e Andreia Moreira Pires; “Baronesa”, de Laura Gontijo de Godoy e “Lembro mais dos corvos”, de Rodrigo Carneiro da Silva serão exibidos no Indie Lisboa.
O festival suíço Visions du Réel selecionou para sua amostra competitiva os longas “O Processo” de Maria Augusta Ramos, “Música para quando as luzes se apagam”, de Ismael Caneppele, e o curta “Os que se vão” de Clarissa Campolina e Luiz Pretti. A 49ª edição do festival acontece entre 13 e 21 de abril.
Em sua 20ª edição, o Festival Málaga, na Espanha, conta com o documentário “Você não me conhece” de Rodrigo Canano Séllos e “João, o Maestro”, de Mauro Lima.
Finalizando a lista, a 56 edição do Festival Art of the Real, nos Estados Unidos, recebe, entre os dias 20 de abril a 2 de maio, os filmes “Baronesa”, de Juliana Antunes, e na categoria Primeiro Filme, “Lembro mais dos corvos” de Gustavo Vinagre.
Saiba mais sobre o funcionamento do Programa
O Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais concede subsídios diversos a projetos audiovisuais convidados para 35 laboratórios ou workshops no exterior e a filmes oficialmente convidados para 96 festivais internacionais. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa . Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br .