Ministério da Cultura e ANCINE anunciam novo Edital de coprodução cinematográfica com Portugal

Investimentos são do Fundo Setorial do Audiovisual

Publicado em 04/08/2023 11:17Modificado em 03/07/2026 15:35
Compartilhe:

A ANCINE aprovou nesta semana o lançamento da CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA - COPRODUÇÃO BRASIL - PORTUGAL 2023 para a seleção de projetos de longa-metragem apresentados por produtoras brasileiras independentes em regime de coprodução internacional, de participação minoritária brasileira, com produtoras portuguesas. Os recursos são do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA, representando um investimento de R$ 1.870.365,00.

Em abril deste ano, a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, assinou o Protocolo de Cooperação Brasil-Portugal, juntamente com o Ministro da Cultura português, Pedro Adão e Silva. O documento estabelece as bases para o lançamento dos editais binacionais.

Paralelamente ao Edital anunciado pelo Brasil, o Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal - ICA-IP realizará uma Chamada Pública para projetos em que a parte minoritária seja portuguesa, no valor equivalente a 350 mil euros.

As propostas de ambas as Chamadas Públicas serão selecionadas por uma comissão binacional.

A iniciativa reforça o compromisso entre Brasil e Portugal para a integração das indústrias audiovisuais e para a diversidade cultural entre os países coprodutores, estimulando o intercâmbio cultural e contribuindo para a expansão da participação das obras no mercado internacional.

As inscrições vão de 17 de agosto a 19 de outubro de 2023. 

O Edital da CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA - COPRODUÇÃO BRASIL - PORTUGAL 2023 e seus anexos estão disponibilizados no endereço eletrônico do FSA.

Categorias
Compartilhe: