Notícias
Trensurb contribui para revitalizar passeio de vagonetas nos molhes de Rio Grande
Diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia, prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira, diretor da Portos RS, Sandro de Oliveira, e presidente da Associação dos Vagoneteiros dos Molhes da Barra do Rio Grande, Antônio de Souza, assinam Acordo de Cooperação Técnica - Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Rio Grande
A Trensurb assinou, nesta segunda-feira (19), um protocolo de ações visando contribuir com a revitalização da via permanente das vagonetas que circulam nos molhes do Porto de Rio Grande atendendo os turistas que visitam a região. Além da Trensurb, também assinaram a parceria, a Associação dos Vagoneteiros de Rio Grande, a empresa pública estadual Portos e a Prefeitura de Rio Grande. Pelo protocolo, a Trensurb comprometeu-se a prestar apoio técnico e material – foram doados tirefões e placas de fixação usados - para a revitalização da via férrea, enquanto Portos doou trilhos.
“As vagonetas de Rio Grande são um dos cartões postais do Estado, e o serviço é prestado por cerca de trinta vagoneteiros cujas famílias vivem deste trabalho. A Trensurb poder ajudar na recuperação desta linha é uma importante contribuição não somente social, mas também para o turismo e a cultura de nosso Estado”, declarou Nazur Garcia, diretor-presidente da Trensurb.
Francisco Vicente, superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, explicou que, “neste momento, a ideia é recuperar os trechos críticos da via para garantir uma circulação segura e confortável das vagonetas”. E completou: “Mas para fazer uma recuperação total e qualificar o serviço, será necessário o aporte de recursos do Governo do Estado, que é responsável pelos molhes de Rio Grande”.
A prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira, agradeceu o apoio da Trensurb e dos demais parceiros que se uniram para colaborar com a Associação dos Vagoneteiros: “Quando empresas como a Trensurb e Portos se uniram para ajudar nossos vagoneteiros, tínhamos a certeza de que teríamos resultados concretos e à prefeitura cabe agradecer esta importante ação para nossa cidade e prestar todo apoio que for necessário para a execução dos trabalhos”.
Para Antônio Lima de Souza, presidente da Associação dos Vagoneteiros dos Molhes da Barra do Rio Grande, “receber esta ajuda de grandes empresas e da prefeitura de Rio Grande é muito importante para as famílias que vivem deste trabalho. Agradeço, em nome de todos, tudo o que vem sendo feito”, comentou.
O deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT), que já foi prefeito de Rio Grande e acompanhou a cerimônia de assinatura do protocolo, agradeceu a todos pela parceria e comprometimento com a recuperação da via férrea dos molhes: “Desde o primeiro momento que procuramos a Trensurb, sempre fomos muito bem acolhidos e recebemos todo apoio técnico que precisávamos para recuperar nosso sistema de vagonetas”.
O que é o passeio de vagonetas?
A vagoneta é uma espécie de carrinho de madeira, com rodas de ferro e uma vela suspensa. Desde 1938, é utilizada para levar turistas pelos trilhos dos Molhes da Barra, ao longo de mais de quatro quilômetros de trilhos de metal avançando mar adentro sobre um caminho de pedras. O passeio de vagonetas é um dos principais atrativos turísticos de Rio Grande, especialmente durante a temporada de verão, quando registra maior fluxo de visitantes. Além de atrativo turístico, também serve como fonte de renda para os moradores do bairro Barra, muito deles também pescadores. Atualmente, a Associação dos Vagoneteiros reúne 32 vagoneteiros, podendo chegar a mais de 40 profissionais.