Notícias
Obras do Dnit em viaduto sobre a via da Trensurb causam alterações na operação do metrô no final de semana
No próximo final de semana, a operação do metrô passa por alterações devido a obras sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), realizadas em viaduto da BR-116, em Canoas. Os trabalhos na rodovia ocorrem em área sobre a via do metrô, de modo que a circulação dos trens no trecho deverá ser interrompida para garantir a segurança dos envolvidos nas obras.
No sábado (23) e no domingo (24), as composições do metrô irão operar somente no trecho entre as estações Mercado e Mathias Velho, com intervalos de 15 minutos entre viagens no sábado e de 20 minutos no domingo. Para complementar o trajeto entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, o Dnit irá oferecer um serviço de ônibus sem custo adicional para os usuários do metrô, com paradas em todas as estações intermediárias do trecho, em ambos os sentidos. O intervalo previsto entre as viagens de ônibus é de 10 minutos. As paradas desse serviço complementar, próximas às estações da Trensurb, estarão devidamente identificadas, assim como os ônibus. Vale destacar que o transporte de bicicletas e de animais nos ônibus complementares não será permitido.
Entenda como irá acontecer a operação no final de semana
A Trensurb opera das 5h às 23h.
Trens
Viagem de trem entre estações Mercado e Mathias Velho (em ambos os sentidos), com trajeto complementado por ônibus no trecho entre Mathias Velho e Novo Hamburgo. Intervalos de 15 minutos no sábado (23) e de 20 minutos no domingo (24).
Ônibus
Oferecido pelo Dnit, o serviço de ônibus não conta com cobrança adicional de passagem.
O transbordo trem-ônibus será realizado na Estação Mathias Velho. Os ônibus partem das estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, atendendo também as estações São Luís, Petrobras, Esteio, Luiz Pasteur, Sapucaia, Unisinos, São Leopoldo, Rio dos Sinos, Santo Afonso, Industrial e Fenac.
Partidas da Estação Mathias Velho (com destino à Estação Novo Hamburgo): Das 4h25 às 23h25, com intervalos de 10 minutos.
Partidas da Estação Novo Hamburgo (com destino à Estação Mathias Velho): Das 4h20 às 23h05, com intervalos de 10 minutos.
Confira a seguir os pontos de parada junto às estações
Sentido Mathias Velho – Novo Hamburgo:
Mathias Velho: Terminal de integração, Rua Padre Réus, 21
São Luís: Av. Getúlio Vargas, 8901
Petrobrás: Av. Getúlio Vargas, 10001
Esteio: Rua Mauricio Cardoso, 760
Luiz Pasteur: Av. Pres. Vargas, 20
Sapucaia: Av. Sapucaia, 2054
Unisinos: Av. Mauá, 3626
São Leopoldo: Rua São Caetano, 66
Rio dos Sinos: Av. Mauá, 5110
Santo Afonso: Rua Primero de Março, 5360
Industrial: Rua Primeiro de Março, 3472
Fenac: Av. Nações Unidas, 3850
Novo Hamburgo: Av. Nações Unidas, 2040
Sentido Novo Hamburgo - Mathias Velho:
Mathias Velho: Terminal de integração, Rua Padre Réus, 21
São Luís: Av. Guilherme Schell, 8801
Petrobrás: Av. Guilherme Schell, 10450
Esteio: Rua Maurício Cardoso, 751
Luiz Pasteur: Av. Pres. Vargas, 135
Sapucaia: Av. Sapucaia, 2107
Unisinos: Av. Mauá, 3608
São Leopoldo: Av. João Correa, 685
Rio dos Sinos: Av. Mauá, 5105
Santo Afonso: Rua Primeiro de Março, 3355
Industrial: Rua Primeiro de Março, 3477
Fenac: Av. Nações Unidas, 3433
Novo Hamburgo: Av. Nações Unidas, 2040
Acesse também o mapa interativo com os pontos de parada do serviço complementar de ônibus: google.com/maps/d/u/1/edit?mid=1oPfBqvcMW5WmRvu7EAomV--JC1cfcew&usp=sharing.