Formação técnica da Sudene aposta em análise de dados e planejamento integrado para melhorar efetividade da gestão municipal no Nordeste
Quase mil prefeituras do Nordeste apontaram a gestão fiscal como um dos maiores desafios da administração municipal em uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios no final de 2024. Apresentar ações para promover o equilíbrio das contas públicas é um dos itens do Programa Mais Gestão Municipal 2025 da Sudene.
A ideia é oferecer para gestores públicos uma formação específica com ferramentas de análise de dados e planejamento integrado, tudo para melhorar a qualidade da administração nos municípios da região, como explica o superintendente da Sudene, Danilo Cabral:
"Não se faz política pública sem a gente ter informação dado, que se transforma em informação de qualidade que vai permitir com que a gente tome as decisões mais assertivas. E foi essa parceria com o IBGE que permitiu a Sudene. Se aproximar desse conjunto de informações que só o IBGE tem. Essa grande base de dados está à disposição hoje também da Sudene, e o que nós queremos aqui é compartilhar isso também com vocês que estão lá na ponta, nos municípios."
A formação é fruto de uma parceria com o IBGE por meio da Escola Nacional de Ciências e Estatísticas. São 270 horas de conteúdo, entre aulas online e oficinas presenciais, voltadas para temas como habitação, segurança, meio ambiente e finanças. O objetivo é capacitar gestores de 198 cidades polo com impacto em todo o torno desse território, uma ação importante para a qualidade das políticas públicas, segundo o coordenador da escola, Paulo Januzzi:
"Se a gente quer planejar, a gente precisa dispor de informação, informação de boa qualidade, com certa periodicidade, com certa granularidade territorial e, naturalmente, confiabilidade. E nesse sentido, a ENCE. Cumpre um papel importante nesse programa, junto com a SUDEM, no sentido de trazer elementos adicionais ou conceitos e técnicas e ferramentas para que os gestores e técnicos municipais possam se apropriar melhor desse conjunto enorme de informações produzidos diariamente para o IBGE."
Segundo estudos do IPEA e do Conselho Federal de Administração, municípios com quadros técnicos mais preparados têm melhores resultados em saúde, educação e infraestrutura. É nisso que aposto o programa da Sudene, como destaca a geógrafa da Superintendência, Ludmila Calado:
A capacitação oferecida pelo Programa Gestão Municipal 2025 está alinhada a essa perspectiva de proporcionar aos gestores o conhecimento e também ferramentas para implementar as políticas de forma mais eficaz e mais alinhadas às necessidades locais.
As inscrições são online e gratuitas. Se você é gestor de um dos municípios selecionados. Acesse o site da Sudene e participe. O endereço é www.gov.br barra Sudene. Do Recife, Agnelo Câmara, analista de comunicação da Sudene. Para mais informações, acesse o site www.gov.br/sudene.
- Baixar arquivo em formato MP3 (4.7 MB)