Notícias
Educação
Sudene reforça articulação para ampliar recursos em inovação e pesquisa científica no Nordeste
Representando a Sudene, o coordenador-geral de Estudos e Pesquisas da autarquia, José Farias, destacou ações da superintendência para o apoio à iniciativas de pesquisa e desenvolvimento na região. Foto: Renata Freitas (Ascom/Univasf).
Petrolina (PE) – A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) participou, nesta sexta-feira (8), da reunião anual da Regional Nordeste do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), realizada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O encontro reuniu gestores, agências de fomento e instituições de pesquisa para discutir políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao avanço da ciência, tecnologia e inovação na região.
“Essas ações fortalecem a rede de universidades e ampliam oportunidades para pesquisadores e empreendedores”, comentou. Outra iniciativa citada pelo economista da Sudene como ação convergente com o estímulo à pesquisa e desenvolvimento foi a série de seleções de projetos inovadores protagonizada pela Sudene através dos editais de inovação, que valorizam o território e segmentos prioritários, como o público jovem, empreendedoras.
A autarquia acompanhou os debates dedicados ao estímulo à ciência e tecnologia no Nordeste. Destaque para as mesas temáticas “Rede pesquisa para o desenvolvimento do Nordeste” e “Ações estratégicas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação da região Nordeste”, esta contando com a participação de José Farias. Um dos assuntos em pauta foi o aumento da participação de projetos do Nordeste em algumas linhas de financiamento dedicadas a projetos de ciência, tecnologia e inovação. No entanto, embora a disponibilidade de recursos tenha aumentado para a região, a disponibilidade de recursos dedicados ao Nordeste precisa aumentar, afim de favorecer a desconcentração de alocação de crédito para pesquisas em ciência e tecnologia no Brasil.
O evento também discutiu propostas para avaliação de políticas como a Nova Indústria Brasil e a criação de grupos de trabalho para temas específicos do desenvolvimento científico regional. “O fortalecimento dessas parcerias e a articulação entre governo, universidades e setor produtivo são fundamentais para ampliar o protagonismo do Nordeste na produção científica e tecnológica do país”, comentou José Farias.
Reportagem: Agnelo Câmara, Assessoria de Comunicação da Sudene • Mais informações: ascom@sudene.gov.br | (81) 2102.2102
A reprodução é gratuita, desde que citada a fonte.