Notícias
Dados
Sudene lança painel interativo para mapear a economia circular no Nordeste
A coordenadora de Avaliação e Estudo da Autarquia, Ludmilla Calado, afirma que a iniciativa destaca a economia circular é um tema estratégico para o desenvolvimento regional, Foto: Elvis Aleluia/Sudene
Recife (PE) – A Sudene lançou um painel interativo sobre economia circular na plataforma Data Nordeste. A iniciativa foi divulgada nesta quinta-feira (17), durante o painel “Dados abertos e os desafios da economia circular”, que integrou a programação do II Fórum Nordeste de Economia Circular.
A novidade foi apresentada pela geógrafa Ludmilla Calado, da coordenação-geral de Estudos e Pesquisas da Sudene. O conteúdo propõe uma leitura regionalizada da transição para modelos produtivos mais sustentáveis, destacando como a economia circular pode orientar políticas públicas e iniciativas inovadoras.
“Este painel, chamado de data story, mostra como a economia circular é um tema estratégico para o desenvolvimento regional, especialmente para as políticas estruturadas pela Sudene. O uso responsável dos dados abertos permite compreender as necessidades do território e orientar decisões que promovam mais cidadania”, afirmou Ludmilla.
O painel apresenta ações e projetos que dialogam com os princípios da economia circular, destacando projetos convergentes com o tema que foram apoiados pelo edital Inova Mulher, lançado pela Sudene.
A mediadora do evento, Aline Fonseca, fundadora da startup Waste Data, ressaltou a importância da transparência e do acesso público às informações como base para a formulação de políticas sustentáveis. “O Brasil vive um processo crescente de abertura de dados, que reforça o dever do Estado de garantir transparência máxima das informações. Quando aplicamos essa lógica à sustentabilidade, o impacto é ainda maior: agir com base na realidade ambiental é essencial para transformar o modo de produzir e consumir”, destacou.
Ainda segundo Aline, a economia circular “recupera valores perdidos” ao propor um redesenho do ciclo produtivo, em que resíduos passam a ser reintroduzidos na cadeia econômica.
O painel também contou com as participações de Gabriela Zoli Simões (analista de projetos da MAPA.SA), Marcello Marques (cofundador do Impacta Hub Recife) e Osmar Pontes (especialista em Big Data e Open Data aplicados à gestão de resíduos), que compartilharam experiências sobre inovação, dados e sustentabilidade.
O data story sobre economia circular pode ser acessado na página datanordeste.sudene.gov.br.
Por Agnelo Câmara