Notícias
Inovação
Sudene divulga resultado parcial da segunda etapa do Inova Juventudes
Recife (PE) - Foi divulgado hoje (14) o resultado parcial da segunda etapa do Inova Juventudes, edital lançado pela Sudene em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Das 62 propostas recebidas, 34 foram habilitadas para a etapa de classificação. A lista completa de projetos e suas respectivas notas pode ser conferida em: https://www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/inova-juventudes.
Na segunda etapa do certame, os projetos foram analisados de acordo com os critérios de classificação descritos no edital. A comissão julgadora analisou o mérito e a viabilidade técnica dos planos de trabalho, o grau de inovação das soluções apresentadas, a transversalidade em relação às linhas temáticas, as parcerias com organizações da sociedade civil, a abrangência territorial das ações e a diversidade do público jovem a ser atendido.
O coordenador de Cooperação e Articulação da Sudene, Frederico Bezerra, aposta que os trabalhos a serem selecionado irão contribuir significativamente para os objetivos da política de juventude na Região. “A Sudene tem se empenhado em cumprir seu papel institucional de fomentar o desenvolvimento na sua área de atuação, especialmente por meio da inovação, que é um eixo prioritário do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Este edital se destaca por atender jovens em situação de vulnerabilidade social nos territórios especiais – do semiárido, das periferias urbanas, das áreas rurais e dos territórios tradicionais. É um público que precisa e merece o apoio das políticas públicas, especialmente no Nordeste”, destaca.
O Inova Juventudes destina R$ 1 milhão para jovens pesquisadores vinculados a universidades e institutos federais, em parceria com organizações da sociedade civil. O programa apoia propostas reaplicáveis que unam saber popular e conhecimento técnico para promover inclusão social, melhorar a qualidade de vida de jovens em situação de vulnerabilidade e fortalecer iniciativas voltadas ao trabalho decente, empreendedorismo, geração de renda, sustentabilidade ambiental, cultura, comunicação e economia criativa na área de atuação da Sudene.
O resultado é passível de recurso, que pode ser solicitado até o dia 21 de novembro. A divulgação do resultado final da seleção está prevista para o dia 12 de dezembro no site da Sudene. Cada projeto poderá receber até R$ 200 mil para o desenvolvimento das propostas.
Por Manu Mendes