Notícias

Segurança pública

Sudene apoia o Projeto Cidades Inteligentes na Paraíba

Memorando de entendimento para inclusão de Campina Grande (PB) no Projeto foi formalizado hoje (26).
Publicado em 26/01/2021 16h51
Encontro em Campina Grande apresenta projeto da Sudene para cidades inteligentes

Evaldo Cruz Neto, superintendente da Sudene, apresentou detalhes do projeto.

Em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Prefeitura de Campina Grande, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste irá repassar R$ 2 milhões, que serão aplicados na área de segurança pública. O projeto contará com uma área de demonstração de tecnologias de Cidades Inteligentes, contemplando centro de comando e operações, reconhecimento facial, reconhecimento de placas e inteligência artificial. A previsão é de que o projeto esteja implementado nos primeiros 100 dias da atual gestão.

A ideia da Sudene é desenvolver, em parceria com a ABDI, centros de demonstração de tecnologias para cidades inteligentes em sua área de atuação, melhorando os serviços públicos prestados ao cidadão. O superintendente da Autarquia, Evaldo Cruz Neto, destacou, durante o evento desta terça-feira, a importância da parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e da implantação do projeto em Campina Grande, que poderá “servir de modelo para outros municípios”. A formalização do memorando contou com a participação do prefeito do município, Bruno Cunha Lima. O encontro foi finalizado com uma visita aos locais onde os equipamentos serão instalados.

Iniciativas como o Projeto Cidades Inteligentes fazem parte das prioridades do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene. Para esse tema, “o Plano considera as cidades intermediárias como as que estão em melhor posição para se apropriar dos efeitos das tecnologias digitais, com rebates na eficiência dos serviços públicos, nas inovações frugais e inclusão dos cidadãos nos serviços de natureza pública”, segundo Evaldo Cruz Neto.

Para a Coordenação-Geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, através desta parceria com a ABDI, a Sudene implementa a estratégia de inovação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, em sintonia com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e com as orientações do Decreto nº 10.531, de 26 de outubro de 2020, que institui a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil no período de 2020-2031.

Justiça e Segurança