Notícias
Logística
Quarta edição dos seminários Conexões Transnordestina chega a Belo Jardim
Evento debate impactos socioeconômicos da ferrovia em Pernambuco. Foto: Elvis Aleluia/ Sudene
Recife (PE) – O impacto da construção de ferrovia ligando Salgueiro ao Porto de Suape é tema de debate que acontecerá em Belo Jardim, no Agreste pernambucano, nesta quinta-feira (25). Realizado pela Sudene, em parceria com o Movimento Econômico, o seminário Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Move Pernambuco tem início às 9h no Hotel Lacazzona.
Será a quarta edição do evento, que já percorreu os municípios de Salgueiro, Petrolina e Araripina, promovendo discussão os resultados econômicos, produtivos e logísticos do novo ramal ferroviário. Participam do debate o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; o diretor de Metalurgia, Compras e Sustentabilidade da Baterias Moura, Flávio Bruno; o vice-presidente da Avipe e presidente do Instituto Ovos Brasil, Edival Veras; e um dos maiores especialistas de transporte em Pernambuco, o engenheiro Maurício Pina, membro das academias nacional e pernambucana de engenharia.
Um dos aspectos que será debatido durante o seminário é a integração das cadeias produtivas locais e o papel da ferrovia no desenvolvimento regional sustentável. O município de Belo Jardim foi escolhido também pela sua posição estratégica, visto que abriga polos produtivos relevantes para o estado, como o de baterias e o avícola, com grande potencial de crescimento diante da conclusão das obras em Pernambuco.
O debate terá como foco a retomada das obras do trecho Salgueiro-Suape e conexões complementares. Os convidados buscarão uma melhor compreensão do traçado da obra e debaterão a possibilidade de uma maior integração regional, com a proposição de melhorias na logística intermodal que fortaleçam essas e outras cadeias produtivas na região.
Para o superintendente Francisco Alexandre, é preciso planejar uma melhor integração das cadeias produtivas no estado. “Temos que preparar o campo para os avanços que a Transnordestina irá trazer para o nosso estado e o potencial que ela tem de integrar toda a região Nordeste. O evento em Belo Jardim é simbólico, pois além de sua localidade estratégica o município agrega uma grande força produtiva em diferentes polos”, afirmou.
Serviço
Seminário Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Move Pernambuco
25 de setembro de 25
Das 9h às 13h
No auditório do Hotel Lacazzona (BR 232, Km 180, 1340 – COHAB I, Belo Jardim-PE)