Notícias
Foco nos municípios
Programa de inovação para os municípios foi apresentado pela Sudene em evento da Enap
A arquiteta Paula Aragão, da Coordenação de Planos, Projetos e Programas da Sudene, destacou que a ideia é capacitar os municípios a identificar problemas e transformá-los em desafios a serem solucionados com criatividade e tecnolgias, Imagem: Reprodução
Brasília (DF) – A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) apresentou, nesta quarta-feira (1º), o programa Conexões Inovação Aberta NE (Co.NE) durante a Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), um dos principais eventos do país voltado à transformação do setor público. Desenvolvido em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enap e Impact Hub, o programa busca conectar prefeituras da região a startups e empresas inovadoras para solucionar desafios públicos concretos por meio de Contratos Públicos para Soluções Inovadoras (CPSIs).
A arquiteta Paula Aragão, da Coordenação de Planos, Projetos e Programas da Sudene, representou a autarquia na mesa-redonda “Inovação aberta para o desenvolvimento sustentável nos municípios: conectando setor público e startups”, destacando o Co.NE como uma iniciativa inovadora para impulsionar a modernização das gestões municipais do Nordeste.
“O Conexões Inovação Aberta NE funciona como uma ponte entre os governos locais e o ecossistema de inovação. A ideia é capacitar os municípios a identificar problemas prioritários e transformá-los em desafios que possam ser solucionados com tecnologia e criatividade, dentro do Marco Legal da Inovação Aberta”, explicou Paula durante sua apresentação.
O programa Co.NE prevê a realização de 14 ciclos de inovação até 2028, com a participação de até 56 municípios e o lançamento estimado de 168 desafios públicos. Cada cidade poderá submeter até três problemas a serem solucionados via a plataforma Desafios, da Enap. O projeto piloto, com a participação de quatro municípios – Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE), Mossoró (RN) e Montes Claros (MG) -, teve início no mês de agosto.
Durante o evento, Paula também apresentou um panorama do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) 2024–2027, destacando as diretrizes voltadas à ciência, tecnologia e inovação que embasam o Co.NE.
Além da Sudene, participaram da mesa representantes de instituições parceiras e gestores públicos envolvidos em iniciativas semelhantes, como Kauara Rodrigues (Enap), Eduardo Azevedo (BID), Barbara Johas (CESU/PI), Anderson Costa (Semam/PI), Roberto Speicys (Sci Populis) e Marcello Santo, cofundador do Impact Hub Recife.
Realizada anualmente, a Semana de Inovação da Enap reúne especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil em uma programação diversa de painéis, oficinas e debates voltados à promoção da cultura de inovação no setor público.
Por Francisco Mota