Notícias
Políticas públicas
PRDNE está na pauta das agendas transversais do Governo Federal
Foto: Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).
Brasília (DF) – A Sudene marcou presença, nos dias 25 e 26 de fevereiro, de uma oficina promovida pelos Ministérios do Planejamento e Orçamento (MPO) e da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com o objetivo de consolidar a versão final do documento “Agendas Transversais Territoriais do PPA 2024-2027”.
A proposta é relacionar os Planos Regionais de Desenvolvimento do Nordeste, da Amazônia e do Centro-Oeste (PRDNE, PRDA e PRDCO) com o Plano Plurianual, buscando alinhar as políticas públicas com as potencialidades específicas de cada região.
Pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, participaram Danilo Campelo, coordenador geral de Cooperação e Articulação de Políticas; e Cláudia Silva, economista.
Segundo o MPO, “a elaboração das Agendas Transversais Territoriais ocorre no contexto da publicação dos relatórios das cinco agendas transversais iniciais e das prioridades do PPA 2024-2027”. As agendas farão parte de uma publicação denominada “Série Planejamento Nacional”, com ajustes específicos para refletir a complexidade da articulação dos Planos Regionais de Desenvolvimento.
Danilo Campelo destaca que “o PRDNE foi proposto em articulação com mais de 20 ministérios e todo conteúdo, articulação realizada e processo de elaboração estão contextualizados na publicação”. O coordenador informa, ainda, que cerca de 200 páginas do documento será sobre o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. “A ideia é que com essas publicações em mão, a gente consiga articular novamente a movimentação do projeto de lei do PRDNE, que se encontra no Congresso Nacional”, enfatizou.
O evento de lançamento da publicação está previsto para o fim de abril, com uma tiragem de 1000 exemplares. Estarão disponíveis versões em português, inglês e espanhol, inclusive no formato digital. Durante a oficina, ocorreram trocas de experiências e alinhamento estratégico entre as instituições participantes. De acordo com o MIDR, “A inclusão da dimensão territorial no Plano Plurianual tem como propósito aprofundar o olhar do governo sobre as demandas locais e a atuação pública”.
A publicação é direcionada para a sociedade em geral, ministérios parceiros dos planos regionais e Congresso Nacional. Participaram das oficinas: Seplan/ MPO/, Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (SDR/MIDR), e as Superintendências Regionais do Desenvolvimento do Nordeste, da Amazônia e do Centro-Oeste (Sudene, Sudam e Sudeco).
Texto: Carla Pimentel, jornalista • Mais informações: ascom@sudene.gov.br | (81) 2102.2102