Notícias
Indústria
Prazo de submissão de propostas para a Chamada Nordeste termina em setembro
Bioeconomia é um dos segmentos contemplados pela Chamada Nordeste. Foto: Depositphotos,
Recife (PE) – A submissão de propostas para a Chamada Nordeste encerra-se no próximo dia 15 de setembro. A iniciativa da Sudene, desenvolvida em parceria com o BNDES, FINEP, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, conta com orçamento de R$ 10 bilhões para impulsionar projetos estratégicos de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional.
A chamada é voltada a empresas brasileiras e cooperativas que realizam ou planejam realizar investimentos nos estados do Nordeste alinhados às seis missões prioritárias da política industrial Nova Indústria Brasil (NIB). Organizações estrangeiras também podem participar do processo de seleção, desde que a submissão dos pedidos de apoio financeiro seja feita por uma organização brasileira.
Os recursos serão concedidos em diversas modalidades como: crédito, participação societária, incentivos econômicos e subvenções. As propostas devem contemplar orçamento mínimo de R$ 10 milhões e podem ser apresentadas de forma individual ou em consórcios. A submissão da proposta é estruturada no formato de um plano de negócio, que deve ser submetido através do site https://forms.finep.gov.br/forms/. Na avaliação, será considerado um diferencial a participação de empresas sediadas no Nordeste.
Os projetos devem estar de acordo com um dos cinco eixos temáticos: energias renováveis, com ênfase em armazenamento; bioeconomia, com foco em fármacos; descarbonização, com destaque para o hidrogênio verde (H2V); data centers verdes; e indústria automotiva, incluindo máquinas agrícolas.
A divulgação do resultado final está programada para 28 de novembro de 2025 nos sites da Sudene, do Consórcio Nordeste e das instituições financeiras participantes. Para mais informações, acesse o edital.
Reportagem: Manu Mendes, Assessoria de Comunicação da Sudene • Mais informações: ascom@sudene.gov.br | (81) 2102.2102
A reprodução é gratuita, desde que citada a fonte.