Notícias

Reunião com secretário de turismo do RN discute projetos para o setor

O secretário Ruy Gaspar destacou a retomada do potencial turístico do Rio Grande do Norte.
Publicado em 25/03/2015 13h18 Atualizado em 20/04/2017 12h16
20150325-Reunião-secretário-Turismo-RN-miniatura.png

Superintendente da Sudene Zé Márcio e o Secretário de Turismo do Rio Grande do Norte Ruy Gaspar conversam com mais duas pessoas. Todos estão sentados numa mesa.Superintendente Zé Marcio mostrando apontando para uma ilustração na televisão e outras quatro pessoas olhando.

Lideranças da Sudene estiveram reunidas nesta terça-feira (24) com o secretário do turismo do RN, Ruy Gaspar, para tratar de articulação de projetos voltados ao setor. Um dos temas na pauta da reunião foi o projeto Trem do Sol, que pretende ligar, por ferrovia, todas as capitais do Nordeste e áreas turísticas costeiras, em um percurso estimado em 2,5 mil quilômetros.

O superintendente da Sudene, Zé Márcio, e os diretores de planejamento, administração e fundos e incentivos da Autarquia explicaram a Ruy Gaspar que o Trem do Sol conta com um termo de cooperação entre a Sudene e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com participação das secretarias de Transportes dos estados envolvidos no estudo.

As primeiras ações dão conta de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a implantação e exploração da rede de transporte ferroviário regular. A equipe Sudene também mostrou que o primeiro trecho a ser viabilizado ligaria Recife a João Pessoa e que não está descartada a formalização de parcerias público-privadas (PPPs) para a execução das obras. O valor inicial do projeto (R$ 10 bilhões), entretanto, precisa ser revisto para adequação orçamentária.

O secretário Ruy Gaspar destacou a retomada do potencial turístico do Rio Grande do Norte. Integrante da nova equipe administrativa do governador recém-eleito Robinson Faria, Gaspar se disse entusiasmado pelo desafio e espera que a Sudene seja uma parceira de valor na análise e implementação de projetos estratégicos para o turismo potiguar.

Zé Márcio, por sua vez, ressaltou que o órgão federal encontra-se à disposição para o diálogo permanente e compartilha da necessidade de mais aproximação junto às governanças regionais e lembrou da força política do Conselho Deliberativo da Sudene como órgão vital para a execução da política de desenvolvimento regional do Nordeste. “O Condel é o ambiente ideal para a interlocução técnica e política”, frisou o superintendente da Sudene.